Manaus participa de ato nacional de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: Diego Lima/Semasc

Neste domingo, 18/5, data em que se celebra 25 anos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Manaus participou do Ato Público da Campanha Faça Bonito, realizado na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000.

A prefeitura participou do evento por meio das secretarias municipais de Educação (Semed), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Infraestrutura (Seminf), entre outras pastas do Executivo municipal. A ação foi promovida pelo Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes do Amazonas, composto pelo poder público e sociedade civil organizada.

O subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Arone Bentes, destaca que o ato público é fundamental na conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, e reforça o trabalho da secretaria promovido ao longo do ano.

“É de fundamental importância que realizemos esse tipo de ação para conscientizarmos a população sobre o cuidado que devemos ter com as crianças e adolescentes. A Semed possui uma equipe permanente que cuida disso, que está em contato com o comitê organizador e com ações dentro das escolas, para promover uma educação de qualidade”, afirma Bentes.

Foto: Diego Lima/Semasc

A Semed, por meio da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), nos últimos anos, intensificou as ações de Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil dentro e fora das escolas da rede municipal, como explica o gerente da Gacpe, Mário Lima.

“É um evento importantíssimo, pois mobiliza a sociedade amazonense sobre essa problemática da violência contra a criança e o adolescente. A Semed tem um trabalho muito forte nesse sentido. Há mais de 25 anos, a secretaria trabalha no combate contra esse tipo de violência, temos uma específica que realiza ações que possam dar segurança para que nossas crianças não tenham só educação, mas saúde, e tenham seus direitos preservados. Hoje é o dia D, mas esse combate continua o ano todo e o trabalho da secretaria é incansável nesse sentido”, comentou.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semasc, Helane Moreira, enfatizou a importância de todos os órgãos competentes apoiarem a causa para garantir um trabalho efetivo no combate à exploração. “A Semasc se faz presente neste ato para chamar a atenção da sociedade que a exploração sexual das crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Estamos também, neste momento, lançando a nossa cartilha que mostra principalmente como identificar os abusos e a exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Lucíola Abreu, 16, que faz parte do Comitê de Participação Adolescente, ressaltou a importância da participação dos agentes principais nas discussões de políticas públicas, como é o caso da campanha Faça Bonito. “Essa campanha se faz importante de muitas maneiras, porque nós, crianças e adolescentes, muitas vezes acabamos sendo desacreditados, por não sermos adultos, podemos não ser ouvidos e levados a sério quando fazemos algum relato. Então, ter uma campanha como essa, que traz participantes dessa realidade para expor a sua vivência é algo muito importante e nos dá um certo senso de esperança, de que podemos ser ouvidos e vistos realmente”, concluiu.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *