Implurb participa do 2º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, em Campinas

Foto: Divulgação/Semcom

Dos dias 19 a 21 de maio, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participa do 2º Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, que acontece em Campinas (SP), na unidade do Sesi Amoreiras. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas, com apoio da Prefeitura de Recife, Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos.

Durante o encontro serão apresentados painéis urbanísticos, oficinas, mesas-redondas e feita a assinatura de um termo entre os integrantes, com a entrada de seis novas cidades e da frente parlamentar, se somando ao grupo de 9 cidades originais, do qual Manaus faz parte desde o início.

Nosso Centro

Sobre o painel da capital amazonense, o foco é o programa “Nosso Centro”, com a segunda etapa e o desenvolvimento de projetos e intervenções para ampliar a reabilitação urbana no território. “A segunda etapa será bem maior que a primeira, tanto em área quanto em recursos investidos, não apenas da prefeitura. Nesta etapa teremos recursos de parceiros e de empreendedores que resolveram implantar seus projetos no Centro, como é o caso do Mercado de Origem da Amazônia, no antigo Booth Line, do grupo Doimo”, explicou o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

A prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital, com o Distrito de Inovação de São Vicente; Polo de Gastronomia Criativa; o Museu da Gastronomia Amazônica, Espaço Severiano e Escola; Museu da História das Olímpiadas; e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).

Para o setor gastronômico, por exemplo, Manaus vai destacar no encontro a candidatura da cidade para obter o reconhecimento da Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, com a expectativa de que a decisão final seja tomada no segundo semestre de 2025. “Todas essas ações serão apresentadas no painel que Manaus vai participar e temos ainda a troca de experiências que acontecem nas outras cidades”, afirmou.

O encontro reúne pesquisadores, gestores públicos, técnicos e especialistas de todo o Brasil para discutir políticas públicas integradas para a reabilitação urbana. Atualmente, participam do acordo de cooperação técnica as cidades do Recife, Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA).

Capital

Em Manaus, as ações se estruturam em torno de intervenções de projetos arquitetônicos, especialmente na recuperação e reuso de edifícios históricos degradados e sem uso, atribuindo uma nova função relacionada a lazer, turismo e habitação, e no entorno desses locais, requalificando ruas e espaços públicos.

Foram inaugurados na gestão do prefeito David Almeida cinco projetos na área, sendo o mirante Lúcia Almeida, o largo de São Vicente, o casarão Thiago de Mello, o píer turístico 355 e o skyglass.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *