Com lei de Mayra Dias, Amazonas garante inclusão e tratamento para crianças com apraxia de fala 

Com lei de Mayra Dias, Amazonas garante inclusão e tratamento para crianças com apraxia de fala 

A apraxia é um distúrbio neurológico que afeta o planejamento dos movimentos da fala, dificultando a formação de palavras (Foto: Tadeu Rocha)

No dia 14 de maio, é celebrado o Dia da Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância (AFI), data que dá visibilidade às crianças e jovens que enfrentam desafios na comunicação verbal. No Amazonas, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) é autora da Lei nº 7.221/2024, que criou a Política Estadual para garantir, proteger e ampliar os direitos das pessoas com AFI e seus familiares.

A apraxia é um distúrbio neurológico que afeta o planejamento dos movimentos da fala, dificultando a formação de palavras, mesmo quando a criança sabe o que quer dizer. Em casos mais graves, compromete também a alimentação, coordenação motora e a interação social.

Em fevereiro, a deputada reuniu-se com a equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para apresentar a Lei nº 7.221/2024 e o trabalho da ABRAPRAXIA, associação que oferece apoio a crianças com AFI e suas famílias em todo o país.

A lei estabelece diretrizes importantes, como a capacitação de profissionais, inclusão escolar com suporte especializado, campanhas de conscientização e o combate à discriminação, garantindo tratamento multidisciplinar e acolhimento às famílias.

“Dar visibilidade à apraxia é garantir que essas crianças tenham a chance de se comunicar com o mundo e conquistar seu espaço na sociedade”, afirmou a deputada Mayra Dias, destacando a importância do diagnóstico precoce e do suporte educacional e terapêutico.

A apraxia de fala exige políticas públicas efetivas para assegurar o direito à comunicação e à inclusão social. Com a lei, o Amazonas avança no acolhimento e no respeito às crianças e jovens com AFI e seus familiares.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *