
Foto: Eliton Santos/Semed
Nesta terça-feira, 13/5, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu mais uma ação da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes da violência sexual”, que aconteceu na Escola Municipal Professora Maria Auxiliadora Santos Azevedo, no João Paulo 2, zona Leste de Manaus. A iniciativa faz parte das atividades do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
A atividade contou com a parceria da Polícia Civil do Amazonas, por meio da Operação Caminhos Seguros e do Programa Pró-Vida, além do projeto Adestramento Amigo, com cães treinados para interagir com os estudantes, proporcionando um momento lúdico e educativo.
Durante a ação, os alunos participaram de uma palestra ministrada por agentes da Polícia Civil, com foco nos perigos presentes nas redes sociais, sinais de abuso e canais de denúncia. O coordenador do Pró-Vida, investigador Rubens Estivalet, explicou os pilares do programa, que há 26 anos atua em escolas públicas e particulares da capital e do interior.
“Esse programa existe há 26 anos e atua em quatro frentes: o combate às drogas, ao bullying, aos crimes cibernéticos e à violência sexual. Hoje estamos aqui para reforçar a importância do Maio Laranja e orientar os jovens sobre o comportamento adequado, especialmente nas redes sociais, para que não se tornem vítimas de crimes sexuais”, ressaltou Estivalet.
Um dos momentos mais esperados pelos adolescentes foi a apresentação dos cães, com o Adestramento Amigo. Os animais, treinados para atuar em ações sociais e de cidadania, interagiram com os estudantes e participaram de uma sessão de fotos.
“Falar sobre isso nas escolas é muito importante, porque muitas crianças e adolescentes têm vergonha de se abrir com adultos ou autoridades. Quando esse tema é discutido com mais frequência, os alunos se sentem mais à vontade para se expressar e contar o que estão vivendo”, disse o estudante do 9º ano, Cristian Almeida.
A gestora da escola, professora Laís Leite, comentou sobre a relevância do evento, devido aos crescentes casos de abuso e violência que muitas crianças e adolescentes sofrem. “Essa ação é de extrema importância para a nossa escola. Essa conversa, orientação sobre o tema com os nossos adolescentes os deixam atentos a várias situações que podem ocorrer na vida de cada um. A presença de profissionais de fora, com atividades diferenciadas, ajuda muito a prender a atenção dos alunos, principalmente com temas tão sérios”, afirmou.
Deixe um comentário