Livros trazem relatos de experiências bem-sucedidas em Atenção Primária à Saúde no Amazonas

Fotos: Divulgação/Fiocruz Amazônia

A Fiocruz Amazônia, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Rede Unida, promoveu, no último dia 8/05, o lançamento de dois livros com relatos de experiências bem-sucedidas de trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas. Um deles, no âmbito do Projeto Imuniza-SUS, focando nos desafios do Brasil, em relação às coberturas vacinais e suas consequências, e, o outro, sobre as estratégias de inclusão e promoção da saúde, que revelam a potência do SUS na Amazônia.

As duas obras – “Imuniza Amazonas: sobre vidas, afeto e vacinas” e “Aqui tem SUS: promovendo cuidados nos territórios do Amazonas”, integram a série Saúde e Amazônia e já estão disponíveis no site da Rede Unida.

Os livros são iniciativas inéditas, lançadas no âmbito da Mostra Aqui Tem SUS, e têm uma importância fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, conforme explica o pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia, da Fiocruz Amazônia, Júlio César Schweickardt, que atuou como organizador das duas publicações. O Imuniza Amazonas traz um relato panorâmico acerca das estratégias para que as vacinas chegassem às pessoas nos contextos ribeirinhos, rurais, urbanos e de fronteira no Estado do Amazonas, tendo como autores e autoras os profissionais de saúde que atuaram na definição dessas estratégias, trabalhando nesses territórios. O Projeto Imuniza-SUS, que possibilitou a publicação, é desenvolvido pelo Conasems em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Junto com Júlio Schweickardt, atuaram na organização da obra, que possui 314 páginas, Cristiano Fernandes da Costa, Bernardino Cláudio de Albuquerque, Maria Adriana Moreira, Cláudio Pontes Ferreira e Gigellis Duque Vilaça.

No “Aqui tem SUS”, o protagonismo também é dos gestores e profissionais de saúde com experiências premiadas na Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”, edições 2023 e 2024, sobre as dinâmicas locais que permitem aos trabalhadores e trabalhadoras vencerem desafios diários para desempenhar o cuidado com a saúde das populações ribeirinhas e indígenas nos municípios. A publicação, com 518 páginas, é fruto da parceria entre a Fiocruz Amazônia, por meio do LAHPSA, e o Cosems-AM, e teve como organizadores Maria Adriana Moreira, Marcia Cristina Marques Pinheiro e Júlio Cesar Schweickardt.

Para a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes, as duas publicações são importantes ferramentas de valorização do trabalho que é desenvolvido na “ponta”, pelas trabalhadoras e trabalhadores do SUS. “A formalização do registro torna perene o trabalho desenvolvido na ponta pelos profissionais de saúde, permitindo a consulta ao conteúdo e dando visibilidade ao trabalho de excelência realizado pelos municípios do Amazonas, bem como a necessidade de adequação dos protocolos e procedimentos da atenção em saúde, devido às características únicas do território amazônico”, afirmou Stefanie, ressaltando o empenho do Lahpsa e Cosems-AM nessa construção e em experiências anteriores.

O lançamento dos livros marcou o encerramento da VI Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS, evento que reuniu, durante dois dias, na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), profissionais de saúde e gestores de 21 dos 62 municípios amazonenses que tiveram trabalhos selecionados para a edição 2025 do evento. Além dos livros, foram anunciados também os vencedores da mostra, que este ano reuniu mais de 118 experiências de sucesso, e os trabalhos selecionados no Prêmio IdeaSUS Fiocruz.

A mostra teve ao todo 16 vencedores (Manaus, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Itapiranga, Manacapuru, Urucurituba, Manicoré, Eirunepé, Tefé, Manaquiri, Silves, Nova Olinda do Norte, Parintins e Nhamundá) e, pelo IdeaSUS, foram selecionadas as experiências dos municípios de Atalaia do Norte, Borba e Rio Preto da Eva.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *