
Foto: Eliton Santos/Semed
Professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quinta-feira, 8/5, de uma formação sobre robótica na Escola Serviço Social da Indústria (Sesi) Dra. Êmina Barbosa Mustafa, situada dentro das instalações do Clube do Trabalhador, no bairro Aleixo, zona Leste.
A ação faz parte de um convênio da Semed com a empresa Ardagh e o Serviço Social da Indústria (Sesi), que visa melhorar a qualidade do ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, nas escolas públicas municipais de Manaus, oferecendo recursos que incentivam o aprendizado prático e interdisciplinar, por meio de kits de robóticas de Lego.
Com essa parceria, foram disponibilizados para a Semed 26 kits de robótica, cada um com mais de 500 peças, incluindo motores, sensores, baterias e bandejas organizadoras, que estão sendo utilizados em aulas de robótica voltadas aos alunos do 5º ano e dos anos finais do ensino fundamental.
O treinamento acontece desde a semana passada e se estenderá até o mês de junho. A ideia é contemplar educadores das 26 unidades beneficiadas com a parceria entre a empresa Ardagh, o Sesi e a Semed.

Foto: Eliton Santos/Semed
Segundo a assessora pedagógica da Gerência de Tecnologia da rede municipal de ensino, Milene Monteiro, o objetivo da formação é criar multiplicadores nas escolas da rede para que o tema robótico seja mais trabalhado, em especial nas escolas que receberam os kits.
“O objetivo desta formação é que o máximo possível de crianças utilizem esse tipo de recurso, porque ele trabalha a questão pensamento computacional, de lógica, de resolução de problemas, e vale dizer que essa ferramenta também ajuda a trabalhar disciplinas como matemática, ciências, dentre outras. E a ideia é que os professores sejam multiplicadores dentro das suas escolas sobre estes kits de robótica”, disse Milena.
Atividades
A empresa Ardagh fornece os kits, o Sesi realiza as formações com os educadores do município e a Semed executa o projeto de robótica nas escolas da rede municipal de ensino.
Um dos formadores responsáveis pela ação foi Nicanor Antunes, professor interlocutor de educação tecnológica do Sesi. De acordo com ele, o kit de robótica alia educação tecnológica e diversão.
“Estes recursos são kits de robótica bem específicos no mercado. São kits de Lego, eles trazem a diversão do Lego junto com toda a aprendizagem de robótica educacional. São kits simplificados, que crianças a partir dos 6 anos podem estar usando”, disse Nicanor.
O professor de Artes Arne Santos participou da formação pela primeira vez, e destacou que o kit de robótica é algo que pode incrementar muito nas suas aulas. “Com certeza isso vai incrementar muito nas nossas aulas práticas, pelo menos na minha disciplina. A junção da arte com a robótica vai proporcionar novos conhecimentos para meus alunos”, comentou.
Deixe um comentário