Serviço de Resgate de Parintins completa 5 anos com mais de 52 mil atendimentos

Foto: Divulgação

O Serviço de Resgate Municipal de Parintins completou cinco anos de funcionamento nesta quinta-feira (1º/5), com a marca de 52.460 atendimentos realizados desde sua implantação, em 2020. A data celebra uma iniciativa pioneira que se consolidou como referência no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais do município.

Criado no início da pandemia da Covid-19, o serviço foi essencial no período mais crítico da saúde pública. Segundo o secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, o serviço de resgate salvou inúmeras vidas em momentos decisivos.

“O serviço foi determinante para garantir o socorro rápido a pacientes tanto na sede quanto no interior. Em especial na pandemia, os números de atendimentos foram históricos e mostraram o quanto essa instituição é valiosa para os parintinenses. E agora, com o apoio e a determinação do prefeito Mateus Assayag, estamos trabalhando para dar um novo passo”, diz o secretário.

Foto: Divulgação

Clerton informa que o município vai “ampliar a estrutura da Central e transformá-la, em parceria com o Governo Federal, em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o que representará um avanço ainda maior para a saúde pública de Parintins”.

Dos mais de 52 mil atendimentos registrados entre maio de 2020 e abril de 2025, 43.397 ocorreram na zona urbana e 9.063 foram feitos por ambulanchas nas áreas rurais e ribeirinhas. As equipes atuam em situações diversas como acidentes de trânsito, urgências clínicas, transferências hospitalares e remoções entre municípios e até entre estados.

O coordenador do Serviço de Resgate, tenente Leones Cardoso, também reforça o impacto do serviço. “O resgate se tornou um dos principais instrumentos de resposta às emergências de saúde no município. A rapidez e a eficiência no atendimento têm sido determinantes na preservação de vidas em todos os cantos de Parintins”, afirma.

Os dados demonstram a regularidade e abrangência do trabalho. Em 2021, ano de maior atividade, foram 12.694 atendimentos. Em 2024, foram registrados 10.202 e apenas nos quatro primeiros meses de 2025 o número já alcança 3.402 ocorrências.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *