
De acordo com a concessionária, o problema ocorreu às 22h06, com o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). (Foto: Reprodução)
O Amazonas enfrentou, na noite desta terça-feira (2), o terceiro apagão em menos de um mês. Pela primeira vez nesse período, a interrupção no fornecimento afetou todo o estado, conforme informou a Amazonas Energia em nota oficial.
De acordo com a concessionária, o problema ocorreu às 22h06, com o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, parte do Sistema Interligado Nacional (SIN). A falha causou um blecaute generalizado, deixando milhares de consumidores sem eletricidade.
A recomposição do sistema teve início às 22h54, quando o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a retomada gradativa da carga. No horário, apenas 13% da distribuição de energia havia sido restabelecida. Em Manaus, diversos bairros permaneceram sem eletricidade até as 23h50. A às 0h30, a Amazonas Energia informou que 50% do sistema havia sido restabelecido, beneficiando também cidades da Região Metropolitana, como Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.
Este novo apagão ocorre em meio a uma sequência de falhas recentes no fornecimento de energia. No dia 27 de março, um problema na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou várias áreas da capital e região metropolitana sem eletricidade. Antes disso, no dia 7 de março, uma falha na linha de 500 kV Jurupari-Silves causou outro apagão de grandes proporções, afetando diversos municípios do interior.
A recorrência de blecautes levanta preocupações sobre a estabilidade do sistema elétrico no Amazonas.
Confira a nota da concessionária de energia.
Deixe um comentário