Última toada de Inaldo Medeiros marca legado de arte e paixão pelo Boi Garantido

 

Última toada de Inaldo Medeiros marca legado de arte e paixão pelo Boi Garantido

“A Deusa das Águas” deve marcar a memória dos torcedores do Festival de Parintins. (Foto: Divulgação)

O Boi Garantido lançou, nesta terça-feira (25), a toada “A Deusa das Águas”, uma das faixas do álbum 2025, Boi do Povo, Boi do Povão. A obra é a última composição de Inaldo Medeiros, falecido na segunda-feira, 17 de março, poeta que marcou gerações com suas letras carregadas de emoção e identidade encarnada.

Escrita em parceria com Náferson Cruz, Fernando Feitosa e Rodrigo Barros, a toada retrata a lenda da Iara, a Mãe d’Água, entidade encantada que protege os pescadores e os seres aquáticos, também chamada por Iemanjá, Janaína e Dona Mariana. Com uma melodia envolvente e uma letra que promete emocionar os torcedores encarnados, a composição presta homenagem à ancestralidade, às crenças e à conexão dos povos ribeirinhos com as águas amazônicas.

Durante sua vida, Inaldo Medeiros soube traduzir o sentimento encarnado em versos. Suas toadas, compostas em parceria com renomados compositores, marcaram a discografia do Festival de Parintins. Entre elas, destacam-se “Eterno Campeão” (2000), “Boi de Pano” (2001), além de obras inspiradas em lendas amazônicas e rituais indígenas, como “Naiá” (1999) e “Cupendiepes” (2001).

Em 2024, Inaldo esteve presente no álbum do Boi Garantido com “Libertárias Guerreiras” e “Transcendência Kanamari”. Agora, com “A Deusa das Águas”, encerra sua trajetória deixando uma última contribuição ao Festival Folclórico de Parintins.

No mesmo dia, o Boi Garantido também lançou a toada de galera “Esse Boi é Meu”, assinada por Gaspar Medeiros, filho de Inaldo, Domingos Barbugian, Paulo Lindoso e Jorge Renato.

Com forte repercussão entre os torcedores, o lançamento reafirma a força da identidade do Boi do Povão. A qualidade das toadas demonstra que o Garantido está preparado para mais um Festival e mantém vivo o legado de Inaldo Medeiros na história do povo vermelho e branco.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.