05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Novo defensor-geral do Estado será eleito nesta sexta-feira

Publicado em 25 de novembro, 2015

Nesta sexta-feira (27/11), os 105 defensores públicos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) escolhem, das 8h às 15h, o novo defensor público-geral para os próximos dois anos. Dois candidatos disputam o cargo: Christiano Pinheiro da Costa e Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa.

A lista da votação será enviada ao governador do Estado, José Melo, no próximo dia útil após apuração, a quem caberá nomear o defensor público-geral no prazo de 15 dias. O voto é obrigatório para todos os membros.

Neste mesmo pleito, também ocorrerá eleição para composição dos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública. São doze defensores públicos que irão concorrer a cinco vagas.

O corregedor geral da DPE-AM e presidente da Comissão Eleitoral e Apuradora, Leonardo Cunha e Silva de Aguiar, explicou que a eleição é muito importante para classe e que de acordo com a resolução 010/2015 os defensores públicos serão liberados das suas atividades. “A eleição é um ato democrático muito importante para Defensoria Pública e para seus membros porque o defensor geral eleito terá oportunidade de dirigir a Instituição com o apoio dos colegas”, disse. Ainda segundo o presidente, todos os defensores públicos devem participar da eleição para escolha dos novos membros. “A expectativa da comissão é que todos os membros participem do pleito uma vez que todos têm essa obrigatoriedade”, completou.

A eleição, tanto para defensor público geral quanto para conselheiro, será realizada em Manaus, no auditório Dr. Edison Pereira de Souza, localizado na sede administrativa da DPE-AM, situada à Rua Maceió, 307, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro Sul da cidade. O voto é direto, secreto, plurinominal, obrigatório e em turno único a todos os membros da carreira de defensor público em efetivo exercício.

Encerrada votação, a Comissão Eleitoral e Apuradora organizará a lista em ordem decrescente de votação, devendo conter o nome e a quantidade de votos que cada candidato recebeu, número de votos brancos e nulos e, ainda, o índice de abstenção, proclamando a composição da lista com os três candidatos mais votados. A lista tríplice será entregue ao governador do Estado no primeiro dia útil após a eleição para que seja nomeado o novo defensor público geral do Amazonas para o biênio 2016-2018.

Confira a lista dos candidatos:

DEFENSOR PÚBLICO GERAL

1)Christiano Pinheiro da Costa;

2)Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa.

CONSELHO SUPERIOR

1)Carlos Alberto Souza de Almeida Filho;

2) Christiano Pinheiro da Costa;

3)Eduardo César Rabello Ituassú;

4)Leonardo Figliuolo;

5)Luiz Mauricio Oliveira Bastos;

6)Marco Aurélio Martins da Silva;

7)Melissa Souza Credie Borborema;

8)Monique Rodrigues da Cruz;

9)Péricles Duarte de Souza Junior;

10)Ricardo Queiroz de Paiva;

11)Roger Moreira de Queiroz;

12)Ulysses Silva Falcão;

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.