
David Assayag por um fio e só está ligado ao item “levantador oficial” do Garantido porque já gravou o setlist (ou playlist) do bumbá para este ano
O levantador David Assayag, confirmado no item oficial do Boi Bumbá Garantido dia 28/02, está por um fio para perder o cargo. Durante apresentação no Carnaboi, ontem (04/02), o cantor puxou o “Ô lê, lê, Ô, lê, lê, Ô, lá, lá…”, chamada característica do Caprichoso, em pleno trio do vermelho e branco. A reação de contrariedade da torcida foi imediata. Hoje (05/02), entre 16h e 19h, diretoria, conselho fiscal e membros do conselho de arte se reuniram e, por unanimidade, decidiram destituir o levantador do cargo.
O presidente do Garantido, Fred Góes, pediu a todos que aguardassem até amanhã, refletissem melhor e só então tomassem a decisão oficial. “Vamos reunir, amanhã, entre 10h e 11h, para soltar uma nota oficial. Vou conversar, antes, com o David, pelo respeito que ele merece como artista”, disse Fred Góes, ao portal. Uma posição também deve ser tomada em relação ao setlist (ou playlist, as músicas oficiais) do bumbá para este ano, que o cantor gravou sozinho, todas as músicas.
Sebastião Jr., que foi mantido no grupo de cantores oficiais do Garantido, deve voltar a ser o levantador oficial.
Itens substitutos
Fred Góes revelou que o vermelho e branco está trabalhando com itens substitutos. “Não é apenas levantador que tem item substituto, mas todos, no Garantido”, explicou. Artista consagrado, ex-integrante do grupo Raíces de América, compositor, o presidente conta que reforçou a decisão com um exemplo.
“Meu filho (Marcelo Góes, 45 anos, do primeiro casamento, em São Paulo) é coreógrafo, bailarino e mora em Bruxelas, na Bélgica. A esposa (Marília) também tem a mesma profissão. Os dois dão aulas e atuam em espetáculos. Minha nora participou de todos os ensaios de uma ópera e ficou na coxia, durante todo o espetáculo, para substituir a bailarina principal, caso houvesse algum problema”, revela.
Elogio e gafe
David Assayag foi, durante 15 anos (1995-2009), o incontestável levantador titular do Garantido. Depois, entre 2010 e 2020, comandou o item no Caprichoso. Em 2021 retornou ao vermelho e branco, mas, devido aos dois anos sem Festival de Parintins (2020-2021), só pode voltar a competir em 2022. Teve, no entanto, que ficar com apenas uma das três noites no item “Toada, letra e música”. Nas outras duas noites, Sebastião Jr. e Edilson Santana se revezaram. Em 2023, Sebastião Jr., que havia escrachado o ex-presidente Antonio Andrade no ano anterior, foi chamado por este e dominou o item. Ano passado, David dividiu a disputa com Sabá, até, este ano, ter sido confirmado como único levantador oficial.
“Não tenho mais vaidades. Gafe todo mundo comete e estávamos no Carnaval. Disse a um dos diretores que aceito a decisão que for melhor para o Garantido”, disse David, ao portal, esta noite. “Ainda não conversei com o presidente”, confirmou.
O cantor teve uma semana agitada. Primeiro veio a volta ao item oficial do Garantido. Depois, um vídeo publicado em 29 de agosto de 2024, pelo vocal couch Leandro Voz, no YouTube, viralizou entre parintinenses. O preparador de cantores, bastante conhecido, rasgou elogios à voz de David. “É uma voz aditivada”, repetiu. Veja, abaixo, o vídeo de Leandro:
Veio, a seguir, as apresentações no Carnaboi, quando ele dividiu com Sebastião Jr., o comando das toadas do Garantido. E foi aí que cometeu a gafe que pode retirá-lo novamente do item. Veja o momento do erro, no vídeo a seguir:
Deixe um comentário