Novos prefeitos e prefeitas conhecem ferramentas do GOV.BR em Brasília

Novos prefeitos e prefeitas conhecem ferramentas do GOV.BR em Brasília

Os novos prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato de 2025-2028 conheceram, na manhã desta quarta-feira (12/2), em Brasília, as ferramentas do GOV.BR disponíveis de forma gratuita para os municípios. Representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentaram, durante um painel do Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas, os benefícios da plataforma do governo federal para a transformação digital das cidades.

“O GOV.BR é uma propriedade do cidadão, ele pode ser utilizado nas suas interações com o governo federal, estadual e municipal. Desta forma, a gente entrega para os gestores um cidadão que tem condições de fazer exercício pleno dos seus direitos, um cidadão que a gente atesta como uma pessoa confiável para utilizar os serviços digitais”, explicou o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. Isso ocorre porque a Conta GOV.BR comprova em meios digitais a identificação das pessoas. “O GOV.BR está disponível gratuitamente para todos os prefeitos e prefeitas”, complementou o secretário. 

Conta

Além da Conta GOV.BR, outras ferramentas disponíveis são a Assinatura GOV.BR, a Prova de Vida, a Wallet GOV.BR e o Balcão GOV.BR. Para utilizar essas soluções, é necessário fazer parte da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). Essa rede tem o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. Até o momento, mais de 1.575 municípios já fazem parte da Rede GOV.BR, o que representa cerca de 122 milhões de brasileiros beneficiados pela medida.  

O Prefeito de Mafra (SC), Emerson Maas, relatou durante o painel que a Assinatura GOV.BR foi fundamental para mais de 300 municípios implantarem os seus diários oficiais. Isso foi realizado a partir do trabalho do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), que é presidido por Maas. “Hoje, um dos carros-chefes que nós temos é o DOM, que é o Diário Oficial dos Municípios, que hoje nós temos 343 municípios no Brasil que utilizam o Diário Oficial.  Para a gente conseguir realmente operacionalizar o nosso diário oficial, nós utilizamos a assinatura eletrônica através do GOV.BR”, explicou.

Outras experiências 

Americana, localizada no interior de São Paulo, também é um exemplo de município que utiliza as ferramentas do GOV.BR. Segundo Eduardo Spilla, que é gestor do projeto Americana Inteligente, o processo de transformação digital da cidade começou há cinco anos. “Já estamos há cinco anos tramitando os nossos processos administrativos de forma eletrônica. Os resultados que alcançamos são incríveis, a nossa economia total estimada ultrapassa os R$ 20 milhões”, afirmou. 

Além do processo eletrônico, a plataforma utilizada pelos moradores de Americana usa a Autenticação do GOV.BR, o que, de acordo com Spilla, facilita a integração para os cidadãos. “O índice de satisfação com que o cidadão tem avaliado os nossos serviços é de 98%. Então, você que ainda pensa ou que ainda duvida se faz ou não a transformação no seu município, a nossa dica é: não perca tempo, faça a transformação digital”, sugeriu o gestor.

Outra cidade que participa da Rede GOV.BR e utiliza a Autenticação GOV.BR há vários anos é Belo Horizonte (MG). O presidente da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), Jean Duarte, relata que, nos últimos anos, foi possível reverter o cenário em que 90% dos atendimentos eram presenciais. Agora, o município passou a realizar mais de 90% dos atendimentos em ambiente digital. 

“Eliminamos qualquer dúvida de autenticação do cidadão no processo, facilitando a tramitação digital com toda a confiabilidade. Por isso, acreditamos que o cidadão, que ele mora na cidade, mas ele mora no estado e mora no país, tem que se beneficiar dessa atuação em rede e cooperação dos entes federais”, disse. 

Mais vantagens da Rede GOV.BR 

Outras vantagens de participar da Rede GOV.BR incluem o apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos, a participação em programas de capacitação, o apoio para a busca por financiamento e, ainda, as oportunidades de reuso de soluções e a colaboração com outros estados e municípios. 

De acordo com a diretora de Difusão da Transformação Digital da Secretaria de Governo Digital (SGD), Loyane Tavares, um benefício adicional da participação na Rede GOV.BR é a possibilidade de usar o autodiagnóstico de maturidade digital, que recentemente foi revisado e simplificado pelo MGI. Antes, a ferramenta tinha oito dimensões e 93 questões. Agora, ela possui seis dimensões e 35 perguntas. 

“Essa ferramenta dá possíveis caminhos para melhorar, para subir o nível de maturidade em cada uma dessas esferas do governo digital. Então, essa é uma ferramenta que já está disponível para qualquer município que já tenha formalizado a sua adesão à rede”, disse Tavares. 

O MGI também utilizará a Rede GOV.BR para impulsionar a Estratégia Nacional de Governo Digital. Lançada em junho de 2024, esse instrumento é composto por um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com esse trabalho, cada ente poderá, por exemplo, elaborar o seu próprio planejamento de governo digital.

As regras para a participação na rede estão na Portaria Nº 23, de 4 de abril de 2019. 

Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 

Realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília (DF), o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. 

O encontro é uma iniciativa da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

Até o dia 13 de fevereiro, serão realizadas mais de 170 atividades simultâneas, como espaços imersivos, suporte Técnico, estandes para atendimento, além de explicações sobre manuais e ferramentas para gestão municipal. 

A programação pode ser consultada em https://www.gov.br/sri/pt-br/SEAF/portalfederativo/encontro. 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.