Fundação Alfredo da Matta faz campanha de conscientização sobre hanseníase

Fundação Alfredo da Matta faz campanha de conscientização sobre hanseníase

Neste domingo (19/01), a Fundação Hospital Alfredo da Matta (Fuham), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou a caminhada “Derma-a-pé” em mobilização ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase. A ação aconteceu na avenida Eduardo Ribeiro, Centro de Manaus, e reuniu servidores da fundação.

Embalados com marchinhas de carnaval executadas pela banda da Polícia Militar, os médicos e servidores da saúde distribuíram panfletos informativos sobre a hanseníase para os cidadãos que estavam na feirinha da Eduardo Ribeiro. Durante a ação, foi anunciado que, no dia 25 de janeiro (sábado), será realizado um mutirão de atendimentos na Fundação Alfredo da Matta, voltado para a busca ativa de casos de hanseníase.

Saúde

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, no ano passado foram registrados 183 mil casos de hanseníase no mundo e 253 no Amazonas. Ela ressaltou que toda assistência aos pacientes é realizada pela Fundação Alfredo da Matta, referência internacional em dermatologia.

“É muito importante conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento da doença, mas também para desmistificar alguns tabus sobre a hanseníase. Nessa ação, conseguimos conversar com a população sobre a doença”, disse.

Direção

Segundo o diretor-presidente da Fuham, médico Carlos Chirano, a caminhada teve por objetivo chamar atenção para o diagnóstico e tratamento da doença.

“Precisamos estar atentos ao combate e controle da hanseníase. Hoje, temos tratamento adequado e cura. Essa é uma doença silenciosa. É importante um diagnóstico precoce. Então, a caminhada é para chamar a população, pedir o apoio, disseminar a informação”, explicou o médico.

O diretor-presidente disse, ainda, que hoje o acesso ao tratamento da hanseníase é feito de forma rápida e prática na Fundação Alfredo da Matta.

Exames e tratamento

“A pessoa pode chegar na unidade que será examinada e tratada. Hoje, temos o controle da doença. Fomos por muito anos o primeiro Estado no ranking do diagnóstico de hanseníase. Tudo que se pensar em termos da doença, nós fazemos: diagnóstico, tratamento. Somos o segundo centro de referência do Brasil com relação a hanseníase”, finalizou Carlos Chirano.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.