10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa é incluída como convidada permanente do Núcleo de Inteligência Regional

Publicado em 28 de novembro, 2024

Suframa é incluída como convidada permanente do Núcleo de Inteligência Regional

A Portaria nº 3.909/2024, publicada nesta semana, oficializou a inclusão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) como convidada permanente no Núcleo de Inteligência Regional (NIR). O NIR é uma instância permanente de assessoramento técnico vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Seu objetivo é produzir conhecimento e informações relacionadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e aos instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação dessa política.

O Núcleo opera em rede, com a participação de unidades técnicas das Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco), que trabalham em áreas estratégicas de desenvolvimento regional. Com a nova regulamentação, prevista no art. 5º, inciso II, da portaria, a Suframa passa a integrar as discussões como convidada permanente, reforçando seu papel no debate sobre políticas para a Amazônia Ocidental e o estado do Amapá.

Regional

De acordo com o coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia, a medida atende a uma solicitação inicial da Aurtarquia, feita em 2020 e reiterada em 2023. “A inserção da Suframa como convidada permanente no Núcleo representa um avanço significativo para o aprofundamento da articulação da política de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) com outras políticas de desenvolvimento regional. É importante destacar que a Suframa já tem participado dos debates desde abril deste ano por por intermédio da Sudam junto ao MIDR, que é integrante do NIR e também parceira da Autarquia no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica nº 1/2021, celebrado entre Suframa e Sudam”, explicou.

TCU

Além disso, a iniciativa cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que indicava a necessidade de uma maior integração entre os incentivos fiscais da ZFM e as políticas nacionais de desenvolvimento regional, como a PNDR e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia Legal (PRDA).

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a relevância da inclusão da Autarquia no Núcleo. “Essa conquista resulta de uma intensa articulação da equipe técnica da Suframa e representa um marco significativo para a Autarquia e para o desenvolvimento regional, fortalecendo o alinhamento entre as políticas regionais e nacionais”, afirmou.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.