O Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) tem 25 celas especiais, de acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Louismar Bonates. A revelação foi feita na tarde desta quarta-feira (29/07), após terem sido divulgadas imagens da cela ocupada pelo traficante Zé Roberto, líder da facção criminosa Família do Norte (FDN), que tem cerâmica no piso, cama de casal e uma cozinha totalmente equipada. Bonates diz que todas as celas são do conhecimento da Justiça e autorizadas pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Luís Valois.

Secretário Louismar Bonates disse que as celas especiais são do conhecimento da Justiça. Foto: José Rodrigues.
Segundo ele, as celas são chamadas de motel e são usadas para visitas íntimas. Quanto à existência de televisão, ventilador e freezer dentro delas, ele afirma que não há restrição e que os presos “não perderam o direito à comunicação com o mundo exterior”. “Temos que dar um mínimo de dignidade humana à pessoa que está cumprindo pena”, observa.
Sobre o produtos apreendidos durante a vistoria no Compaj – muitas armas cortantes, bebidas alcóolicas, drogas e objetos como videogame e até um narguilé -, Bonates diz que vai apurar e punir quem autorizou a entrada desse material.
O juiz da Vara de Execuções Penais, Luís Valois, disse que essa celas existem há mais de 15 anos e que são um benefício aos presos de bom comportamento.