06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Justiça Federal reafirma inelegibilidade do prefeito eleito de Envira, Ivon Rates (tem resposta)

Publicado em 14 de novembro, 2024

Foto: Divulgação

A inelegibilidade do prefeito eleito de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus), Ivon Rates, foi reafirmada pela Justiça Federal, em decisão nesta quinta-feira (14/11).

“Considerando que um único registro de irregularidade de contas já seria necessário à inelegibilidade do candidato, entendo que não há plausibilidade do direito que respalde a suspensão da exigibilidade dos Acórdãos nº 8371/2016, 6392/2017 e 2363/2018, todos da 2ª Câmara do Tribunal de Contas da União, eis que a ação foi ajuizada extemporaneamente”, afirma a decisão do desembargador federal Flávio Jardim.

Leia a decisão judicial na íntegra: Decisão Monocrática Terminativa

PS: O prefeito eleito de Envira, Ivon Rates, ligou para o Portal. Afirma que a liminar derrubada não afeta sua elegibilidade. Que condenações no Tribunal de Contas da União (TCU) só tornam inelegíveis quando tratam de prevaricação ou dolo, o que, segundo ele, não é o caso. Rates enfatiza que, no dia 6 de outubro, a Justiça Eleitoral o havia considerado elegível. O processo abordado na matéria não trata, portanto, da sua elegibilidade. O Portal colhe nova informações e, em breve, o link estará aqui.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.