
Mateus Assayag e a vice, Vanessa Gonçalves, são os vitoriosos em Parintins, a Ilha dos Bumbás
“Foi um sufoco diário. Cada dia um novo problema e essa quadrilha que se instalou em Parintins, mas a gente superou tudo. Gratidão a Deus, gratidão ao povo parintinense que soube nos entender. E ao prefeito Bi Garcia, o maior líder político do interior do Estado do Amazonas”. Essa foi a reação do prefeito eleito de Parintins, Mateus Assayag, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerá-lo “matematicamente eleito”.
Com 100% dos votos apurados, a Ilha dos Bumbás mostrava Mateus em primeiro, com 49,89% dos votos. A ex-sinhazinha da fazenda do Caprichoso e atual vereadora Brena Dianná apareceu em segundo (44,61%) e Michele Valadares em terceiro (5,50%).
Eleição disputada
Os dois candidatos que polarizaram a eleição, Mateus e Brena, realizaram grandes comícios e grandes caminhadas na sede parintinense. A vereadora disparou na frente, até o Festival Folclórico, no fim de junho, quando Bi Garcia ainda não havia lançado candidato. A partir de julho, com Mateus na pista, a sede manteve a preferência por ela e o interior se mobilizou a favor dele.
Foi quando estourou o “escândalo dos aloprados”, com um vídeo revelando esquema criminoso para tentar fraudar a eleição. O resultado foi bombástico. Foram demitidos os secretários Fabrício Rogério Cyrino Barbosa (Administração), Marcos Apolo Muniz de Araújo (Cultura e Economia Criativa), Armando Silva do Valle (Cosama), além de dois comandantes de batalhões da PM.
O Ministério Público Eleitoral ainda investiga o caso e pode haver desdobramentos nos próximos dias. Crimes eleitorais são de âmbito federal.
Mateus Ferreira Assayag, 44, é filho de Simão Assayag, compositor de toadas do Caprichoso e engenheiro civil, e Graça Assayag. É engenheiro, foi secretário municipal de Obras, presidente da Câmara Municipal e está no quarto mandato de vereador.
Deixe um comentário