
Romaria das Águas celebra 15 anos exaltando a padroeira de Parintins
A “Cura pela Fé-Amazônia é o tema escolhido para a Romaria das Águas que celebra 15 anos em 2024. Idealizada pelo artista parintinense Juarez Lima, a manifestação religiosa acontece todos os anos para homenagear a padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo.
Para confeccionar a escultura da Santa, de aproximadamente 15 metros de altura, quarenta artistas dos bois Caprichoso e Garantido estão envolvidos. O módulo artístico é construído na residência do artista Juarez Lima, no bairro Planalto, Campos Elíseos, em Manaus.
O filho do artista, Thiago Lima, informou que 70% dos trabalhos de ferragens estão prontos e agora começam os ajustes e pintura para que os módulos sejam levados para o roadway, até a embarcação que se transforma em uma espécie de andor flutuante, com uma decoração especial.
Tema
“Esse ano o tema é voltado para a Amazônia, igual como fizemos em 2014, falando da cura pela fé, onde Nossa Senhora se transforma numa indígena, exaltando a sustentabilidade, a preservação, as ervas medicinais como fazia o Seo Waldir Viana, que nos inspira até hoje”, diz Thiago.
O artista Juarez Lima ressalta que a Romaria é uma jornada de devoção e espiritualidade, onde os devotos encontram na fé a força para seguir em frente.
“Agradecemos sempre à nossa Senhora do Carmo, mãe de Jesus Cristo, por guiar nossos caminhos e nos abençoar com sua proteção”, declara.
A embarcação da Romaria das Águas será o ferry boat Ana Rebeca que sairá de Manaus no dia 13, às 18h, do píer Lúcia Almeida. A chegada em Parintins está marcada para o dia 14, às 14h na Boca de Limão, de onde sai até o Porto de Parintins, acompanhada de dezenas de barcos e lanchas.
No Porto de Parintins outro grupo organiza a recepção, com cerca de vinte pessoas trabalhando.
A coordenação da Romaria informa que está recebendo doações. Quem puder contribuir com a manifestação religiosa, a chave Pix no PICPAY é [email protected], nome de Juarez Filho.
Texto e fotos: Peta Cid
Deixe um comentário