06/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suframa apresenta palestra sobre a Zona Franca de Manaus para alunos de MBA Executivo Internacional

Publicado em 16 de abril, 2024

Suframa apresenta palestra sobre a Zona Franca de Manaus para alunos de MBA Executivo Internacional

O objetivo da ação era mostrar os resultados e desafios do Polo Industrial de Manaus (PIM) (Foto: Divulgação)

A Coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin) da Suframa apresentou, nesta segunda-feira (15), no auditório da sede da Autarquia, palestra sobre aspectos históricos da Zona Franca de Manaus, incentivos extrafiscais e gestão e controle de marcos regulatórios da região para um grupo de 12 alunos e professores do MBA Executivo “Learning Journey in the Amazon”, da Escola Internacional HEC Paris.

A ação, coordenada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), teve o objetivo de apresentar aos acadêmicos – entre gestores e empreendedores seniores de empresas globais – resultados e desafios do Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como estratégias de incentivos fiscais e suas conexões com avanços empresariais.

A palestra da Suframa, intitulada “Benefícios e desafios do modelo Zona Franca de Manaus: perspectivas sob o ponto de vista de um órgão governamental”, foi mnistrada pelo coordenador-geral da Cogin, Arthur Lisboa, e difundiu informações sobre a relevância da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da região, com ênfase nas relevantes contribuições do Polo Industrial de Manaus. Outros temas abordados durante a apresentação foram aspectos relacionados às mudanças climáticas, negócios sustentáveis e o papel das lideranças nesse contexto desafiador.

Além do evento na Suframa, os acadêmicos do MBA Executivo da Escola Internacional HEC Paris também visitaram, nesta segunda-feira (15), as unidades produtivas da Samsung Eletrônica da Amazônia e da Oiram Alimentos como forma de ampliar os conhecimentos e experiências sobre as práticas empresariais e industriais na região.

De acordo com Lisboa, ações como essa demonstram o interesse crescente do público internacional, inclusive, de escolas de negócio em conhecer mais sobre a Zona Franca de Manaus, suas potencialidades e seus desafios. “Foi uma solicitação do próprio curso que a Suframa fosse incluída na programação e isso é muito positivo para nós, pois facilita nosso papel de difusão sobre a importância estratégica da Zona Franca de Manaus sob diversos aspectos não apenas para a nossa região, como também para o País como um todo”, disse o coordenador.

De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a atividade demonstra crescente interesse de acadêmicos e executivos internacionais na ZFM.

“Tudo isso é resultado dos atrativos produzidos pelo próprio modelo e pela importância que a Amazônia tem para o futuro da humanidade, em todos os sentidos”, salientou o superintendente.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.