Marcos Santos, Manaus – Os ocupantes de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no Tarumã, denominada invasão José Alencar, começaram a deixar o local após as 18h, em vários ônibus cedidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A retirada deve continuar até de manhã.
A decisão resulta de acordo firmado no final da tarde, avalizado pelos representantes da CUT no Amazonas, Valdemir Santana, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AM, Epitácio Almeida, do subsecretário estadual de Articulação de Políticas Públicas, Rodolfo Amaral, e do comandante policial da retirada, coronel PM Moisés Cardoso.
“Eles ficaram de cadastrar todos os que estão no local, que devem ser umas 700 pessoas, e o Estado e a Prefeitura se comprometem a priorizar, os que realmente precisam de casa, nos conjuntos habitacionais que estão construindo”, disse Valdemir Santana.
Uma grande parte dos 700 já saiu. “Acredito que a desocupação vai levar a noite inteira. Muita gente precisa levar geladeira, fogão etc. Esse negócio vai demorar muito”, disse Santana.
Veja mais notícias em Destaques