Série Rio Negro apresenta obras de Mozart, no Teatro Icbeu

Foto: Divulgação

Gênio da música erudita e mestre do classicismo, Mozart é considerado um dos músicos mais influentes da história. O terceiro programa da “Série Rio Negro Concertos Sinfônicos” apresentará o “Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior KV 313”, do compositor austríaco, dia 18 de novembro, às 20h, no Teatro Icbeu (avenida Joaquim Nabuco, 1.286, Centro de Manaus), com entrada gratuita e capacidade para 400 pessoas e mais espaço de acessibilidade.

Os ingressos seguem disponíveis no link sympla: https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-pro-cultura-serie-rio-negro-concertos-sinfonicos/2238222?share_id=copiarlink .

O “Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior KV 313” é considerado pela crítica uma obra com grande exuberância técnica. A partitura do KV 313, dividida em três movimentos, será executada pela Orquestra Pró Cultura do Amazonas, e terá o protagonismo do primeiro flautista, Arley Raiol, com o solo de flauta.

“Esse repertório tem me acompanhado a vida toda, seja participando dos concursos das orquestras por onde passei, ou durante a minha formação. Essa peça eu toquei em Belém, em São Paulo e até na Rússia, mas, em Manaus, essa será a primeira vez”, explica o flautista que é integrante também da Amazonas Filarmônica; professor de flauta do Liceu de Artes Cláudio Santoro e tesoureiro da Associação Brasileira de Flautista (Abraf).

A programação traz ainda a sinfonia No.35 em Ré Maior “Haffner”. A versão definitiva possui quatro movimentos. O primeiro, “Allegro con spirito”, foi composto para uma celebração solene, e segundo Morzart devia ser tocado com paixão. O segundo e terceiro movimentos, “Andante e Menuetto”, são considerados elegantes e remetem a música austríaca da época. Por último, “Presto” é considerado enérgico, por isso é tocado de forma rápida.

Série Rio Negro

O programa é composto de quatro concertos gratuitos e três palestras musicais em escolas públicas da capital amazonense. A abertura ocorreu dia 6 de setembro, no Teatro Amazonas. O segundo concerto no dia 21 de outubro, no Teatro Icbeu, e agora, dia 18 de novembro, às 20h, o terceiro programa da série, também no Teatro Icbeu. O encerramento da primeira temporada da Série Rio Negro, no Teatro Amazonas, está marcado para o dia 28 de dezembro, com o concerto de fim de ano.

Foram realizadas neste mês duas palestras: “Conhecendo os metais graves da Orquestra”, na Escola Estadual Diana Pinheiro, bairro Educandos, e ainda, “A Orquestra e a nossa história”, na Escola Estadual Petrônio Portela, bairro Dom Pedro.

Pró Cultura do Amazonas

A Orquestra Pró Cultura do Amazonas possui uma configuração com 50 componentes. A criação oficial da Orquestra Pró Cultura do Amazonas ocorreu em 2019, tendo o maestro Rubens Claudio de Souza como o diretor artístico e regente titular dos instrumentistas. O grupo nasceu com o intuito de criar oportunidades aos novos músicos em início de carreira, com a participação de músicos renomados.

Transmissão ao vivo

A “Série Rio Negro” tem transmissão ao vivo pelo Sistema Encontro das Águas, TV aberta 2.1, NET 513, e também pelo Facebook e YouTube.

Incentivo à Cultura

O projeto “Série Rio Negro” é realizado através da “Lei de Incentivo à Cultura”, Ministério da Cultura, com o patrocínio master da Atem Distribuidora.

O patrocínio cultural é do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (Icbeu-Manaus). Além do patrocínio, o Icbeu é parceiro do projeto, a Pró Cultura do Amazonas é uma orquestra residente do Instituto.

A Série Rio Negro tem apoio cultural da TV Encontro das Águas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, do Governo do Amazonas e do Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). A realização é da Procult/Guerra Produções Culturais. Entre os principais objetivos: promover acesso à cultura; inclusão social e oportunidade de emprego e renda em Manaus.

A primeira temporada tem a regência e a direção artística do maestro Rubens Claudio de Souza e ainda a direção de produção do maestro Ezequias Guerra.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.