05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Instituto Mamirauá promove oficinas com alimentos regionais

Publicado em 05 de agosto, 2023

Instituto Mamirauá promove oficinas com alimentos regionais

Já pensou um cardápio da alimentação escolar formado apenas por alimentos regionais? Foi pensando nisso que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) idealizou o projeto “Curumim, Cunhantã: o que a floresta nos dá amanhã?”.

A iniciativa promoveu quatro oficinas culinárias que integraram nutricionistas, técnicos do Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA) do Instituto e mais de 60 merendeiras e merendeiros de várias comunidades da Floresta Nacional de Tefé, e das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

As atividades envolveram a coleta de cerca de 70 espécies de plantas e animais da floresta, roça e rio que foram utilizadas na preparação de 49 pratos diferentes. Além de garantir o melhor aproveitamento da sociobiodiversidade local na alimentação escolar, as oficinas também terão uma atuação a longo prazo, como explica o coordenador do projeto e pesquisador do Instituto, Daniel Tregidgo.

“Nas conversas com as merendeiras e os nutricionistas foi deixado bem claro que existem alguns fatores que dificultam a regionalização da alimentação escolar, como quantidade, qualidade, estrutura, condições de vida da comunidade e priorização da chamada específica da alimentação escolar regionalizada. Agora, vamos transformar essas demandas em uma nota técnica para entregar para o governo e estimular mudanças na política pública a longo prazo”, explica.

Dona Edna Rocha é moradora da Flona de Tefé e participou da oficina, ela conta como foi partilhar as atividades gastronômicas. “Adquiri muitos conhecimentos com a oficina. Trocamos experiências e saberes. Tem muitos alimentos no quintal da nossa casa que podemos utilizar em diversas refeições, principalmente para diversificar o cardápio escolar”.

Além dessas oficinas, o projeto também contou com um curso prático sobre cogumelos silvestres, onde foram identificadas 50 espécies de cogumelos em menos de duas horas. Todas as oficinas foram financiadas pela Conservation, Food and Health Foundation.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.