Koutakuseis da Vila Amazônia, em Parintins, visitam locais onde viveram avós japoneses

Foto: Divulgação

Os koutakuseis da Vila Amazônia, em Parintins, visitarão, neste sábado (29/7), os locais onde viveram os avós japoneses.

Na Vila Amazônia, o grupo vai fotografar os locais dos principais prédios dos Koutakuseis. Depois, partem para uma volta no igarapé do Zé Açu e seguirão para Uaicurapá.

Haverá um almoço na comunidade do Maranhão e também está incluído no roteiro uma visita ao rio Uaicurapá, para ver os lotes da colônia modelo do Andirá. O grupo também deverá passar na barreira do Andirá para ver onde surgiu o famoso pé de juta.

Koutakusseis são os japoneses que estudaram nas escolas “Kokushikan Koutou Takushoku Gakko” ou “Nippon Koutou Takushoku Gakko”, no Japão, e que participaram do Projeto da Exploração da Mata Amazônica, por iniciativa do Sr. Tsukasa Uetsuka, de acordo com a concessão feita pelo Governo do Estado do Amazonas, em 11 de março de 1927.

A história dos koutakusseis é importante devido às contribuições prestadas ao estado do Amazonas e às influências por eles deixadas. Saindo de distantes terras do Oriente para um local totalmente desconhecido, os koutakusseis escreveram no Amazonas uma história de sonhos, dificuldades, alegrias e tristezas, que não pode nunca ser esquecida.

Os koutakuseis também vão se reunir com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, às 15h, e participar do Shima Matsuri Nikkei – Festival da Ilha, na Praça Digital.

Às 18h, a Associação Koutaku do Amazonas se reunirá com o diretor da escola da Riota Oyama, que funciona na Vila Amazônia

O objetivo da Associação Koutaku do Amazonasa nesta viagem é estreitar relação com as autoridades locais para manter viva a memória e presença japonesa na década de 30, fruto da imigraçãoo dos koutakuseis para Vila Amazônia para cultivo da juta.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *