Instituto Mamirauá sedia 19° simpósio sobre conservação e manejo na Amazônia

Instituto Mamirauá sedia 19° simpósio sobre conservação e manejo na Amazônia

Acontece, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), em Tefé (AM), a 19° edição do Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (SIMCON). O evento iniciou nesta segunda-feira (3) e segue até o próximo dia 7 de julho com uma extensa programação de palestras, minicursos, mesas-redondas, exposições e apresentações de trabalhos científicos.

Com o objetivo de reunir a comunidade científica e divulgar pesquisas desenvolvidas na Amazônia, o SIMCON teve sua primeira edição no ano de 2004, e desde então, fomenta diversas ideias nos campos da conservação da biodiversidade, gestão de áreas protegidas, modos de vida das populações locais e manejo de recursos naturais.

Rafael Magalhães, da comissão organizadora do evento, ressalta a relevância do simpósio. “É um evento promovido pelo Instituto que se expandiu ao longo dos anos, e hoje é considerado um evento de abrangência e atuação regional. O SIMCON é um dos eventos de maior relevância na região do Médio Solimões”.

No primeiro dia do evento, foram oferecidos quatro minicursos sobre diferentes temáticas, como cartografia básica, autofortalecimento de territórios de vida, aves amazônicas e questionário como instrumento de pesquisa.

A apresentação dos jovens que atuam no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Instituto Mamirauá, marcou o segundo dia do evento. Avaliação da qualidade da água da região do Médio Solimões, mapeamento de ambientes aquáticos e o desembarque de espécies de pescado protegidas pelo defeso no município de Tefé-AM foram alguns dos vários temas abordados durante o segundo dia de SIMCON.

“A SIMCON é um momento muito importante para mim e de elevação pessoal. , relata Nara Lima, estudante de ciências biológicas e PIBIC do grupo de Ecologia Florestal do Instituto Mamirauá.

A jovem cientista, que apresentou sua pesquisa “Riqueza e diversidade de espécies arbóreas em áreas de terra firme”, também descreve a importância de participar no evento. “Enquanto uma mulher e jovem, estou aqui mostrando que sou capaz de apresentar um projeto e quero que mais meninas e mulheres ocupem o espaço da ciência e pesquisa”, diz.

Nos demais dias do evento, entre quarta (5) e sexta-feira (7), haverá palestras, mesas-redondas e exibições culturais. A programação também conta com diversas apresentações de trabalhos científicos de pesquisadores(as) de diferentes áreas da ciência, como ciências exatas e da Terra, engenharias e tecnologias, ciências biológicas, agrárias e saúde e também ciências humanas e sociais aplicadas.

Confira a programação aqui:

https://www.mamiraua.org.br/simcon

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *