Policlínica Codajás completa 39 anos com melhorias médicas e estruturais

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (26/06), a Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), completa 39 anos de existência. A unidade oferece mais de 30 especialidades médicas e cerca de 600 servidores atendem diariamente aproximadamente mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e é referência em atendimentos especializados no estado.

Em cinco anos, a unidade teve grandes melhorias médicas e estruturais com a reforma de 10 dos seus 15 setores. Além disso, no decorrer do seu processo de melhoria, recebeu também novos equipamentos de informática, de uso profissional e mobiliário.

Durante esse período, o Jardim Sensorial foi inaugurado, com serviço de jardinagem, pintura do local, banco de praça revitalizado e fontes de água, que transformaram o ambiente ao ar livre em um lugar tranquilizador para atender pacientes com distúrbios sensoriais, motores e autistas em tratamento.

No setor de Ortopedia houve a reforma geral do espaço, com chegada de novos profissionais para atender aos usuários, aumentando o quantitativo de consultas com o especialista para, em média, 200 pacientes por dia. Também foi inaugurado o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que já atende em média 2 mil usuários por ano.

Em um ano, as mudanças foram significativas, como a entrega do novo espaço para dispensação de bolsas de estomia, a entrega de mais de 2 mil equipamentos para Pessoa com Deficiência (PCD), iniciativa esta que foi realizada em parceria com o Governo Federal por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Também foi inaugurado o “Carro de Parada”, um serviço emergencial de saúde, caso algum usuário em atendimento de rotina passe mal dentro da unidade.

No setor de ginecologia e Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros, cerca de 800 mulheres já foram atendidas em um ano, para acompanhamento em endometriose, entre outros problemas de saúde com consultas e encaminhamentos de exames.

LGBTQIA+

Já a categoria LGBTQIA+ realizou exames importantes como de HPV, testes rápidos, consultas de rotina com psicólogos, fonoaudióloga, ginecologista e endócrino, contando com uma equipe multidisciplinar de enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, com serviço porta aberta.

Mutirões em saúde foram realizados para acelerar a fila do Sistema de Regulação, atendendo cerca de 1.500 usuários em um único sábado de ação. O Núcleo de Segurança do Paciente e Vigilância Sanitária Epidemiológica realizou diversas palestras nos setores sobre o uso correto de lavagens das mãos, precauções com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), descarte correto dos resíduos etc.

Palestras

Também foram realizadas inúmeras palestras educativas em saúde para usuários, treinamentos internos para os servidores, que atendem diariamente o público da capital, bem como do interior do Amazonas. Recentemente, o serviço de prontuário eletrônico foi inaugurado, e está em fase de treinamento dos servidores, para agilizar consultas e exames.

Para o diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, hoje a unidade comemora mais um ano de muitos avanços que ocorreram e que estão por vir.

“Graças à parceria do Governo Federal, Governo do Amazonas e Secretaria de Saúde, nossa unidade tem crescido a cada ano e melhorando a vida de muitas pessoas que frequentam nossa unidade em busca de atendimento de qualidade e saúde principalmente. O momento é de imensa gratidão por tudo que foi realizado e que com certeza faz jus ao que nos propomos aqui, ter um SUS mais humanizado e que cuida da vida das pessoas”, comenta.

História

Em 26 de junho de 1984, foi inaugurado o Centro Previdenciário do Amazonas, por seu fundador, superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), Ubaldino Meireles, no governo de Gilberto Mestrinho. Nascia, naquele momento, a unidade de saúde que se transformaria, posteriormente, na Policlínica Codajás.

Em outubro de 2001, houve a junção dos PAMs Codajás e Centro, em virtude do início das obras de reforma do PAM Centro, que funcionava na avenida Getúlio Vargas. As equipes permaneceram juntas até outubro de 2009, quando o Governo do Amazonas na época reinaugurou o PAM Centro, chamado agora de Policlínica Governador Gilberto Mestrinho.

Em 1988, o Governo Federal, após vários debates nacionais, implantou o Sistema Único de Saúde (SUS), passando o Posto Médico Francistur a se chamar Posto de Atendimento Médico Codajás (PAM da Codajás), atendendo, assim, não somente a clientela previdenciária, mas oferecendo atendimento de forma universal. Os quadros de recursos humanos, a estrutura física e os equipamentos continuam os mesmos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *