06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Comissão da CMM aprova projeto que concede auxílio financeiro a permissionários de galerias

Publicado em 07 de junho, 2023

Comissão da CMM aprova projeto que concede auxílio financeiro a permissionário de galerias

A CCJR aprovou projeto do Executivo municipal que concede auxílio financeiro de R$ 500 para os permissionários das galerias populares. Foto: Emerson França/Divulgação

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), aprovou nesta quarta-feira (07/06), durante reunião realizada após a Sessão Plenária, o Projeto de Lei 321/2023 do Executivo Municipal que concede auxílio financeiro de R$ 500 para os permissionários que estiverem registrados na Prefeitura, lotados nas Galerias dos Remédios e Espírito Santo, no Shopping Phelippe Daou ou em qualquer ambiente administrado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

O auxílio, segundo o presidente da CCJR e relator da matéria, vereador Gilmar Nascimento (sem partido), será concedido quando estes locais precisarem passar por algum tipo de reforma que impeça o trabalho dos permissionários. “É um período que eles estão parados, sem poder realizar suas vendas e a Prefeitura apresentou esse projeto para que estes profissionais não sejam prejudicados com essas paralisações, que muitas vezes são necessárias para adequar estes locais”, detalhou.

Outras matérias

Além deste, a CCJR analisou outros 24 Projetos. Destes, 20 receberam pareceres favoráveis, três tiveram pedido de vista e um recebeu parecer contrário. Dentre os aprovados estava o Projeto de Lei 058/2023, de autoria do presidente da CMM, vereador Caio André (PSC) que garante aos contribuintes com deficiência visual a receber o carnê do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em braile.

Durante a reunião, os vereadores também derrubaram o parecer contrário ao Projeto de Lei 063/2022, do vereador Raiff Matos (DC), que institui o sistema de acessibilidade na Praia da Ponta Negra, denominado “Praia para Todos”. Segundo a vereadora Thaysa Lippy (PP), que havia pedido vistas da matéria na última reunião, a proposta não adentra nas competências da União por se tratar de acessibilidade à praia.

“Não encontrei nada que impeça o andamento deste Projeto, pois ele trata apenas de dar às Pessoas com Deficiência (PcDs), a possibilidade de terem acesso à praia, o que é responsabilidade do Município e não da União”, defendeu.

Raiff comemorou a decisão da CCJR e disse esperar que a proposta seja aprovada também em plenário. “Vamos continuar defendendo a aprovação dessa matéria, pois ela é importante para que não só cadeirantes, mas também obesos, idosos ou qualquer pessoa que tenha algum tipo de deficiência possa acessar à praia”.

Todos os Projetos aprovados na reunião, que também teve a participação do vereador William Alemão (Cidadania), agora retornam ao plenário Adriano Jorge, para apreciação dos pareceres favoráveis.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.