Conheça Coliseu 1, 2 e 3, invasões no lugar de indústrias

Conheça Coliseu

Conheça Coliseu, essa invasão que está cercada pela linha amarela, nesta foto aérea. Veja como, em frente, as indústrias da Zona Franca parecem sitiadas

Os bairros Coliseu 1, 2 e 3 são irreversíveis. Localizados no Distrito Industrial 2, próximos ao Puraquequara, são três bairros dominados pelo tráfico. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, foi recebido no local por um “guarda”, de moto, que perguntava o que fazia lá.

As terras, inclusive áreas de preservação ambiental, estavam destinadas à expansão do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Agora, diante do irreversível, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o superintendente da Suframa buscam saída para asfaltar e titular a área. Até porque, no meio dessa gente toda, há brasileiros honestos e que entraram na aventura por pura necessidade de um teto.

Essa é apenas uma faceta do total abandono da Suframa. As terras, federais, destinadas à expansão, eram vigiadas, dia e noite, por uma guarda armada. O Tribunal de Contas da União (TCU), do alto da sabedoria que emana dos céus, diretamente sobre Brasília, determinou que a proteção fosse extinta. Considerou que não era atribuição da autarquia vigiar as terras e sim do Governo do Estado.

Como as teses celestes acabam influenciando na terra, os invasores foram chegando, apoiados pela força armada do tráfico, e hoje o que se vê é a inacreditável, irreversível, mancha de casas.

Perde a Suframa, que, faz tempo, está buscando terras na rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara) para alocar novas indústrias, como é o caso da 3M. E as indústrias já instaladas, que ficam, literalmente, de frente para o crime, tendo que investir pesado em segurança privada.

Quem perde mesmo, afinal, é Manaus e o Estado do Amazonas, privados do planejamento de seu futuro, empurrados para as cordas pelo tráfico.

A situação é inacreditável? É mesmo.

Para a doação de terras da Suframa é necessário um trâmite complicado no Congresso Nacional. Foi assim com a invasão, hoje bairro, Grande Vitória. O próprio presidente de então, Lula, veio a Manaus anunciar a desapropriação e titulação do local.

Agora, para que a Prefeitura possa asfaltar o Coliseu 1, 2 e 3 e dar o mínimo de dignidade de vida aos moradores, será necessário o mesmo esforço de antes. Só com a desapropriação é que a legislação permitirá que obras sejam feitas lá.

Triste Manaus de 2023.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *