Influencer da capivara rebate críticas após resgatarem crimes ambientais da família

Influencer da capivara rebate críticas após resgatarem crimes ambientais da família

Influencer ficou famoso após registrar amizade com uma capivara nas redes sociais

O fazendeiro e influencer amazonense Agenor Tupinambá, multado em R$17 mil pelo Ibama por maus tratos, abuso e exploração de animais silvestres, rebateu críticas após crimes ambientais envolvendo seu avô, Elmar Tupinambá, virem à tona na internet. A jornalista indígena Karibuxi resgatou informações sobre os crimes relacionados à propriedade onde Agenor reside hoje em Autazes (AM), que incluem destruição de floresta nativa, poluição, morte de fauna e flora e até agressões e ameaças a indígenas da etnia Mura da região.

“Estão pegando coisas do passado […] Não posso me responsabilizar por coisas que outras pessoas fazem perto de mim”, declarou Agenor em stories nas redes sociais.

“Sei a pessoa que eu sou, mas já estou cansado. Todo dia é uma coisa diferente, tenho que vir aqui explicar […] Realmente não sei mais o que fazer. Parece que já tá virando pessoal”, continuou.

O influencer afirma que estão tentando “manchar” sua imagem ao resgatar fatos de quando ele não era nascido. “Tenho até medo de aparecer e falar porque qualquer coisa que eu fale estão usando contra mim. Estão pegando coisas de quando eu não era nem nascido, sou de 1999 […] Documentos da parte da minha família que aconteceu no passado e querem usar hoje contra mim. Não tem cabimento”, desabafou o influencer.

Não é a primeira vez que fatos polêmicos sobre Agenor são resgatados. Ele já veio a público se desculpar por ter participado de uma brincadeira de rodeio em Autazes, onde um porco foi arrastado para uma arena para ser capturado por um grupo.

Agenor Tupinambá viralizou na internet após registrar a “vida ribeirinha”, interagindo com animais silvestres, especialmente a capivara Filó, de estimação. Ao saber do caso, o Ibama autuou o influencer pela exploração ilegal dos animais. O caso ganhou apoiadores de peso como a deputada estadual Joana Darc, que presta apoio jurídico ao fazendeiro. Agenor chegou a entregar Filó para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Manaus. Após  muita confusão, incluindo acampamento e “invasão” ao órgão ambiental, o influencer conseguiu a guarda provisória da capivara e a levou de volta para Autazes.

Veja também
14 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. NELSON NERY DA SILVA disse:

    Vão procurar o que fazer, bando de bosta. Deixa o rapaz em paz.

    1. João Felipe Freitas disse:

      Mas q manchete tendenciosa!

    2. July Siqueira disse:

      Esse nunca foi ribeirinho é um irresponsável

  2. WANDERLEY disse:

    O IBAMA infelizmente está lotando de comunistas Lacradores. Que querem a todo o custo intimidar esse jovem. Vimos como Filó é mais tratada nas mãos deles. Mas a jaula do IBAMA e o melhor lugar a ela. Hipócritas! Deixa Filo e esse rapas em paz bando de pascácios! Canalhice! Essa gente são os cânceres! Tentaram a todo o custo tirar o animal da segurança dele. Ele que se cuida se os vagabundos do MST não invadirem a fazenda dele. Se invadirem se defenda, dentro das margens da lei e utilize das armas que puderem.

  3. Juliana disse:

    Logo Filó estará livre na natureza como deve ser 🙏

  4. Sônia disse:

    A capivara foi salva pelo Agenor ,que cuidou da capivara pois ela nasceu sem mãe ,pois foi abatida por caçadores ,ela está feliz em um habitat que e dela pois o Agenor e ribeirinho ,mora na Amazônia ,nada está errado .inclusive o Agenor ensina as pessoas a amarem os animais ,eu pergunto se há tantas capivaras maltratadas ,em ruas e beira do rio Tietê ,e ninguém se importa com elas ,porque essa que está feliz querem se meter ,parece que ninguém pode ser feliz que a maldade humana só pensa em destruir o que e bom ,quem dera tivesse muitas pessoas salvando capivaras que estão morrendo por aí .

  5. Pedro José Sposte disse:

    Porque esse tal de Ibama não vai atrás de garimpeiros que degradam o meio ambiente.
    Porque será heim
    ?

    1. César disse:

      Realmente a falta de bom censo do Ibama é monstruosa, parece que querem dar um bom exemplo más para isso escolhem as pessoas de perfil pacato. Se fossem se meter com os verdadeiros destruidores da Amazônia eu queria ver se conseguem ser tão pedantes e imperativos.

  6. Fabio disse:

    O Ibama listar problemas anteriores do está confirmado sua ineficiência, não é verdade?

  7. Marina disse:

    A esquerda agora vai massacrar o coitado do rapaz, tem tanta gente dessa floresta q/ matam as bichinhas p/ comer, deviam ficar de boca fechada, mas esse é o atual Brasil q/vivemos, massacrar pessoas virou Rob de certas pessoas, q/ não carece nem mencionar quem são.

  8. Marina disse:

    Esse assunto é tão político q/ não merece comentários , não perdoam nem os animais.

  9. Cristina disse:

    Desde quando é atribuição do fiscal do IBAMA ir à público por meio da Internet mencionar o nome de alguém e fazer acusações?

  10. Iaiah disse:

    Por que o IBAMA não vai atrás dos Criminosos que abateram e decapitaram as Onças-Pintadas no MT, e demais espécies sendo dizimadas silenciosamente pelo desmatamento e madereiras praticando venda ilegal em várias regiões do País?
    E quanto aos garimpeiros, por que não vão peitar eles e prendê-los definitivamente?
    Estão ainda na ativa poluindo os rios, invadindo terras, matando moradores!
    Se for apreender todos os bichinhos famosos da Internet, não vai sobrar tempo de correr atrás dos verdadeiros bandidos e assassinos ao nosso redor no Brasil!

  11. July Siqueira disse:

    Esse só tem cara de leso ou se faz ,engana os besta