Ibama repudia tentativa de intimidação e diz que Filó terá que ser solta em unidade de conservação

Ibama repudia tentativa de intimidação e diz que Filó terá que ser solta em unidade de conservação

Objetivo do Ibama é devolver a capivara à natureza. Foto: Matheus Ponce

Após a confusão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Manaus, o órgão ambiental manifestou repúdio à intimidação contra os servidores da unidade feita pela deputada estadual Joana Darc e seus assessores na manhã deste domingo (30). A parlamentar e o influenciador Agenor Tupinambá foram ao centro retirar a capivara Filó, que teve guarda provisória concedida ao fazendeiro pela Justiça Federal.

Depois de quase três horas de espera, Joana e assessores invadiram a área do Cetas onde os animais são mantidos. A deputada gritou com os seguranças do Ibama e ameaçou agredir quem tocasse nela.

O Ibama ressaltou que a devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal. O órgão cumpriu a decisão judicial de entregar Filó ao influencer.

A nota informa ainda que a soltura de Filó deve ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

Para o órgão, a ação de Joana Darc é “uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental”.

Leia a nota completa:

Nota de esclarecimento: Caso Agenor Tupinambá – 30/04/2023

Decisão judicial proferida neste domingo determina que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal.

A devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal.

A ordem judicial será cumprida. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental.

Veja também
6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luiz disse:

    Esses pelegos do IBAMA não tem mais nada de útil a fazer? A justiça devolveu o bicho pro seu hábitat natural. O que mais esses idiotas pretendem?

    1. Natália disse:

      Deixem Agenor e a Filó em paz. Vcs não tem vergonha na cara de voltar a Filó para aquele lugar horrível? Estão fazendo isso por puro orgulho e capricho, só para não assumirem que perderam e que não tem recurso algum para cuidar da Filó (ou talvez de qualquer animal naquele lugar) Filó está 1000 vezes melhor lá com o Agenor do que com o IBAMA.

  2. Alfredo Santa Rita disse:

    O Povo da Amazônia não reconhece o IBAMA como autoridade ambiental e quer a saída do IBAMA da região.

    1. Jose disse:

      Lugar de animais selvagem e na natureza não com moleque nenhum parabéns a o IBAMA não a Zé povinho que quer se divertir vão pra festa pro circo não com os animais

  3. WANDERLEY disse:

    Lacradores do IBAMA deixem de canalhice. Deixa a Capivara em Paz. Não entre nessa guerrinha de afrescaiados não. Palhaçada da gota!

    1. Elena Caldeira disse:

      Realmente Wanderley! Isso já virou palhaçada. #deixemacapivarafiloempaz