Ibama repudia tentativa de intimidação e diz que Filó terá que ser solta em unidade de conservação

Ibama repudia tentativa de intimidação e diz que Filó terá que ser solta em unidade de conservação

Objetivo do Ibama é devolver a capivara à natureza. Foto: Matheus Ponce

Após a confusão no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, em Manaus, o órgão ambiental manifestou repúdio à intimidação contra os servidores da unidade feita pela deputada estadual Joana Darc e seus assessores na manhã deste domingo (30). A parlamentar e o influenciador Agenor Tupinambá foram ao centro retirar a capivara Filó, que teve guarda provisória concedida ao fazendeiro pela Justiça Federal.

Depois de quase três horas de espera, Joana e assessores invadiram a área do Cetas onde os animais são mantidos. A deputada gritou com os seguranças do Ibama e ameaçou agredir quem tocasse nela.

O Ibama ressaltou que a devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal. O órgão cumpriu a decisão judicial de entregar Filó ao influencer.

A nota informa ainda que a soltura de Filó deve ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

Para o órgão, a ação de Joana Darc é “uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental”.

Leia a nota completa:

Nota de esclarecimento: Caso Agenor Tupinambá – 30/04/2023

Decisão judicial proferida neste domingo determina que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal.

A devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal.

A ordem judicial será cumprida. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie.

O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental.

Veja também
6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Luiz disse:

    Esses pelegos do IBAMA não tem mais nada de útil a fazer? A justiça devolveu o bicho pro seu hábitat natural. O que mais esses idiotas pretendem?

    1. Natália disse:

      Deixem Agenor e a Filó em paz. Vcs não tem vergonha na cara de voltar a Filó para aquele lugar horrível? Estão fazendo isso por puro orgulho e capricho, só para não assumirem que perderam e que não tem recurso algum para cuidar da Filó (ou talvez de qualquer animal naquele lugar) Filó está 1000 vezes melhor lá com o Agenor do que com o IBAMA.

  2. Alfredo Santa Rita disse:

    O Povo da Amazônia não reconhece o IBAMA como autoridade ambiental e quer a saída do IBAMA da região.

    1. Jose disse:

      Lugar de animais selvagem e na natureza não com moleque nenhum parabéns a o IBAMA não a Zé povinho que quer se divertir vão pra festa pro circo não com os animais

  3. WANDERLEY disse:

    Lacradores do IBAMA deixem de canalhice. Deixa a Capivara em Paz. Não entre nessa guerrinha de afrescaiados não. Palhaçada da gota!

    1. Elena Caldeira disse:

      Realmente Wanderley! Isso já virou palhaçada. #deixemacapivarafiloempaz

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.