
Parlamentar denunciou as condições do local onde capivara é mantida
A saga da capivara Filó parece não chegar ao fim. Após serem impedidos de visitar o animal no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, situado em Manaus, a deputada estadual Joana Darc e apoiadores do influencer Agenor Tupinambá foram autorizados a entrar no local neste sábado (29). Agora, eles “acampam” na unidade e afirmam que só sairão após Filó ser liberada para voltar ao seu habitat anterior, em Autazes (AM).
“Ela está sendo vítima de maus tratos pelo Ibama. Submeter a Filó a passar por todo o estresse de vir a Manaus é maus tratos”, acusa a deputada. Em live, ela percorreu o Cetas e mostrou o que chama de “cativeiro” onde o animal é mantido. “É uma gaiola”, disse.
“Só vou sossegar quando Filó sair daqui”, afirmou a deputada diversas vezes em vídeo. Joana Darc relata que uma servidora do Ibama teria dificultado o direito à visita e a chamado de “doida”. Em nota, o órgão ambiental havia assegurado que Agenor poderia visitar a capivara durante o processo de reintegração dela à natureza.
A reinvindicação da deputada é que Filó volte para Autazes e permaneça no habitat em que ela cresceu até o fim do processo legal.
“Todo mundo da área animal sabe que o Cetas está abandonado”, ressaltou Joana, ao mostrar as condições da unidade do Ibama em Manaus.
O influencer Agenor, que estava acompanhado da deputada na tentativa de visitação, passou mal e teve que ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Agenor foi multado em R$17 mil por maus tratos, abuso e exploração da imagem de animais silvestres. Ele abriu uma “vaquinha” online para arrecadar dinheiro para pagar a multa. Até por volta das 16h40, a campanha já tinha arrecadado mais de R$81 mil.
Deixe um comentário