Influencer da capivara Filó é criticado após vídeo em rodeio ressurgir na web

Influencer da capivara Filó é criticado após vídeo em rodeio ressurgir na web

Influencer participou de um rodeio tradicional de Autazes no ano passado. Foto: Reprodução

O influencer amazonense Agenor Tupinambá, que ficou famoso pela sua amizade com a capivara Filó, foi criticado após um vídeo dele participando de um rodeio ressurgir na web. O vídeo em questão foi postado pela ativista Luisa Mell, e mostra o fazendeiro em uma arena onde soltam um porco para ser perseguido por crianças.

“O herói da capivara… por favor, n chamem ele de protetor de animais. Essa é uma das cenas mais assustadoras que já vi”, diz Mell na publicação. As imagens mostram o porco sendo arrastado para uma arena, onde é cercado por pessoas, em sua maioria crianças, que tentam capturá-lo. Agenor aparece no vídeo sorrindo e, em determinado momento, ele pega o animal pelas patas e o afasta da multidão.

Veja o vídeo:

O vídeo foi gravado durante o Autazes Fest de 2022, evento tradicional de Autazes (AM), cidade de Agenor. Após o ressurgimento das imagens, o influencer se manifestou em suas redes oficiais. Ele esclareceu que foi chamado para participar da “brincadeira” e, diante da situação inesperada, não soube como agir.

“Infelizmente, é uma situação tradicional em rodeios e que fazem parte da realidade onde cresci. Hoje a minha visão é outra. […] Um dia já fui uma pessoa que não via problema algum em rodeios e hoje não sou mais essa pessoa”, disse o influencer.

Agenor ressaltou ainda que não foi ele quem arrastou o porco para arena, e que inclusive retirou o animal do meio da confusão. “Peço desculpas por não ter agido de uma forma mais ativa naquele momento, que serviu para eu refletir e rever minhas atitudes”, declarou.

“Só peço sinceramente que antes de qualquer julgamento definitivo, venha uma compreensão melhor de quem eu sou hoje”, completou ao destacar que hoje possui consciência maior sobre o bem-estar animal.

Leia a declaração completa de Agenor:

Capivara Filó

Agenor Tupinambá ficou famoso após registrar a rotina de amizade ao lado da capivara Filó. O caso chamou a atenção do Ibama, que multou o influencer em R$17 mil reais por  “maus-tratos, abuso e exploração da imagem de animais silvestres”. Ele também foi notificado pela morte de uma preguiça-real, que morreu sob seus cuidados.

O caso ganhou a solidariedade do público e de políticos como Joana Darc e Rodrigo Guedes, que se mobilizaram para garantir a permanência da capivara com Agenor e reverter a multa. O Ibama vai averiguar o estado de saúde de Filó e outros animais silvestres que ficam na propriedade de Agenor. Ontem (25), o influencer e sua mãe se pronunciaram na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde pediram respeito e compreensão.

Veja também
3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ariana cunha disse:

    Vcs são lindos e tão com inveja de vcs meu anjo

  2. Paulo Cesar disse:

    Parabéns ao magistrado, por conceder provisoriamente a guarda da filó, a respeito do Ibama, esse órgão, devem ser fiscalizado pelas autoridades competentes, quando olhamos para o defeito da casa de alguém, esquecemos da nossa casa, ficar a dica.

  3. r7 disse:

    Essa é a melhor notícia que eu podia ter recebido hoje, pois é com muito carinho que Agenor sempre cuida e dar muito carinho para a capivara filó, o Ibama deveria ter mais senso e ir atrás de pessoas que maltratam os animais, e não vim atrás de uma pessoa como o “AGENOR” que sempre prezou pelo melhor da capivara filó.