
Morre Menabarreto, professor de Medicina na Ufam e militante social
Faleceu neste dia de Natal, no domingo (25), o professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas, Menabarreto Segadilha França. As causas não foram divulgadas e seu corpo será cremado nesta segunda-feira (26), conforme informações da família.
Ele era militante social e aposentado do curso de Medicina da Ufam. Foi defensor ativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e representante do Fórum em Defesa do SUS.
Implantou o Internato Rural no curso de Medicina da Ufam em 1987, inicialmente em Mocambo e Caburi, comunidades de Parintins, e levou os médicos para o interior do Amazonas. Neste ano, o internato completou 35 anos de fundação.
O professor também era especialista e mestre em saúde pública pela universidade..
A Ufam expressou pesar pela morte, em nota, assim como o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, e outras autoridade do meio político e acadêmico.
“O Amazonas perde um grande lutador das causas sociais. Menabarreto será sempre lembrado como um incansável militante atuando na luta em defesa do SUS, da saúde, principalmente, no saneamento básico à população, nos direitos humanos, na educação e diversos temas de impacto na população de nosso Estado”, disse o deputado José Ricardo nas suas redes sociais.
Para o reitor da UEA, Menabarreto fez muito pela humanidade e se deve a ele a maior presença médica no interior. “Leva nosso respeito e admiração, leva nossa amizade e fortalece a nossa crença e esperança no coletivo, no SUS, Mena”, comentou Costa.
Deixe um comentário