A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou nesta segunda-feira (25), e vai até sexta-feira (29), a Oficina de Necessidades Sociais em Saúde. O objetivo do evento é capacitar os profissionais da área, que irão atuar no Laboratório de Planejamento de Inovações, a ser implantado no estado por meio de uma parceria entre a Susam e o Hospital do Coração de São Paulo (HCor), através do Ministério da Saúde.
O evento está sendo realizado na Fundação Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), localizado na Avenida Djalma Batista, 712, Chapada, das 9h às 17h, com intervalo para o almoço. O curso é ministrado pelo gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde (Ligress), do HCor, Armando De Negri Filho.
Entre os assuntos abordados neste curso estão os elementos essenciais para representar as necessidades sociais em saúde da população; a relação entre as necessidades sociais, respostas integrais e o planejamento estratégico; e uma apresentação do desenho geral do projeto de desenvolvimentos dos sistemas regionais em saúde.
A diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radja Lopes, que está coordenando a implantação do Laboratório no estado, explica que nesta capacitação os participantes irão obter conhecimentos, principalmente, sobre as redes de atenção em saúde e sobre a nova configuração organizacional do sistema de saúde, que são as regionais de saúde. “O papel desse laboratório é fazer o planejamento voltado para a assistência, em cima das necessidades locais, por isso é importante que as pessoas tenham esse conhecimento teórico”.
A diretora explica, ainda, que já foram feitos levantamentos de dados sobre as necessidades de saúde no Amazonas. Os dados serão apresentados nesta oficina e servirão de base para o trabalho no Laboratório. “Apenas para citar um exemplo, nós identificamos que aqui no estado do Amazonas, como em todo o país, os acidentes de trânsito se transformaram em uma questão de saúde pública, pois aparecem como uma das primeiras causas de morte no Estado, e esse é um dado relevante que precisa ser considerado no planejamento em saúde”, disse a diretora.
Estão sendo capacitados nesta oficina técnicos da Susam, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems) e da Comissão Intergestores Regional (CIR).
Deixe um comentário