Nasa marca para 27 de setembro terceira tentativa de lançar foguete

Foto: Divulgação

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou, nessa segunda-feira (12), que vai tentar lançar, pela terceira vez, o novo foguete lunar SLS em 27 de setembro.

A janela de lançamento vai abrir às 11h37 (hora local), durante 70 minutos, com o fim da missão programado para 5 de novembro.

Uma segunda janela está agendada para 2 de outubro, informou a Nasa.

Na semana passada, a agência disse que esperava lançar o SLS em 23 ou 27 de setembro.

O lançamento do foguete SLS em 27 de setembro depende de uma anulação especial que a Nasa terá de obter para evitar testar novamente as baterias de um sistema de destruição de emergência do foguete, caso se afaste da trajetória em direção a uma área povoada.

Se a agência não obtiver a anulação, o foguete terá de regressar ao hangar, o que atrasará o calendário de lançamento durante várias semanas.

Desde 17 de agosto, o equipamento está na plataforma de lançamento.

O SLS, de 98 metros de altura, é o mais potente foguete da Nasa com o qual os Estados Unidos pretendem levar novamente astronautas para a órbita da Lua, em 2024, e para a superfície em 2025, um ano depois do previsto.

Apenas astronautas norte-americanos, 12 ao todo e todos homens, pisaram a Lua. A última vez foi em dezembro de 1972.

Problemas técnicos, como fugas de combustível e falta de arrefecimento de um dos motores principais, impediram a decolagem do SLS por duas vezes, em 29 de agosto e 3 de setembro.

Assim como o SLS, a nave Orion, acoplada ao foguete no topo, ficou em terra. O voo, sem tripulação, serviria para testar o desempenho e a segurança da nave na órbita da Lua antes de levar astronautas.

A Orion tem o maior escudo térmico já criado e foi projetada para permanecer no espaço mais tempo do que qualquer outra nave para astronautas, sem acoplar a uma estação espacial.

Diferentemente do foguete SLS – que não é reutilizável, a nave Orion é parcialmente reutilizável.

O voo de teste do SLS faz parte da primeira missão do novo programa lunar americano Artemis, com o qual a Nasa espera “estabelecer missões sustentáveis” na Lua a partir de 2028, a fim de enviar posteriormente astronautas a Marte.

Em 2025, se as datas não mudarem mais uma vez, os Estados Unidos querem colocar na Lua a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro.

Agência Brasil 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.