05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Empresa é proibida pela Justiça de vender seguidores e curtidas no Instagram

Publicado em 24 de agosto, 2022

O processo contra a Igoo Networks foi aberto pela Meta, dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp. Foto: Divulgação

Proprietária de oito sites que vendem curtidas e seguidores, a empresa Igoo Networks foi proibida pela Justiça de promover a comercialização de engajamento artificial na rede social Instagram. O processo contra a empresa foi aberto pela Meta, dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp.

A decisão judicial da 1ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem de São Paulo foi divulgada nesta terça-feira (23).

A compra de seguidores e curtidas por usuários do Instagram tem como objetivo melhorar seus posicionamentos na rede social: quanto mais pessoas seguem determinado perfil e curtem seus conteúdos, mais o Instagram considera esse usuário como relevante e aumenta as suas chances de ser apresentado a novos seguidores em potencial. Por isso esse tipo de prática é vista como um engajamento falso ou artificial.

A decisão de hoje é a primeira de duas ações judiciais apresentadas pela Meta contra o engajamento falso no Brasil. Outras notificações extrajudiciais foram enviadas pela Meta a mais de 40 empresas que oferecem serviços semelhantes para o Facebook e Instagram.

Ainda cabe recurso à tutela de emergência.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.