Artistas do projeto “Macaco Nú” se preparam para participar do Festival Alimenta Dança

O projeto baiano de Dança e Performance Urbana “Macaco Nú” chega a última semana de imersão criativa em Manaus. Os artistas que integram a iniciativa se preparam para apresentar o resultado do processo de criação na próxima quinta-feira (19), às 16h, na Praça da Polícia (Heliodoro Balbi), durante a abertura do Festival Alimenta Dança (Fald).
Prestes a completar vinte dias que estão na cidade, as bailarinas Milianie Lage Matos e Mab Cardoso, junto com os artistas amazonenses Ana Carolina de Souza e Odacy de Oliveira, acertam os últimos detalhes da apresentação que vem sendo construída por meio da realização de oficinas de dança e performance, vivências a partir de experiências com a cultura amazonense e trocas de experiências entre os integrantes do projeto e artistas locais.

De acordo com Milianie Matos, uma das idealizadoras do “Macaco Nú”, a proximidade com o cotidiano da cidade é indispensável ao processo de construção do projeto. “A cada dia o projeto se atualiza e ganha corpo. Aqui em Manaus os encontros nutrem os conceitos a partir das experiências da cidade, por meio das quais nos contextualizamos com a cultura local, seu ritmo, as relações intersubjetivas, sociopolíticas, e sua história”, ressaltou a bailarina.

A oportunidade de participar do Festival Alimenta Dança (Fald), segundo Milianie, surgiu através do convite de um dos produtores do evento, o bailarino e performer amazonense, Francisco Rider. “O Fald é uma produção independente, gerida por processos colaborativos, e nessa perspectiva dialoga, naturalmente, com nosso projeto, proporcionando um ambiente de interações criativas atualizado aos contextos históricos globais”, concluiu.

A próxima cidade a receber o projeto será Rio Branco (AC), no próximo dia 24 de setembro, e em seguida, as bailarinas seguem para Salvador, finalizando o processo de circulação de “Macaco Nú”, projeto que conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Casa Fora do Eixo Amazônia e Coletivo Difusão.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *