10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Suspeito de tiroteio em shopping dinamarquês é preso

Publicado em 04 de julho, 2022

Suspeito de tiroteio em shopping dinamarquês é preso

O homem por trás de um tiroteio em um shopping center de Copenhague, que deixou três pessoas mortas e vários feridos, foi preso por 24 dias nesta segunda-feira (4) depois de enfrentar interrogatório preliminar em um tribunal municipal, disse a polícia dinamarquesa.

O suspeito dinamarquês de 22 anos, que na tarde de domingo (3) abriu fogo contra compradores no shopping Field’s, a poucos quilômetros ao sul do centro de Copenhague, foi preso e acusado de homicídio culposo e intenção de matar.

Ele será mantido sob custódia em uma ala psiquiátrica fechada, disseram as autoridades.

O incidente abalou a Dinamarca no final de uma semana em que sediou as três primeiras etapas da corrida de ciclismo Tour de France e centenas de milhares de dinamarqueses aplaudindo foram às ruas em todo o país.

O atirador, cujo nome está sujeito a proibição de publicação, atirou e matou dois jovens de 17 anos, um homem e uma mulher, e um cidadão russo de 47 anos que mora na Dinamarca. Outras quatro pessoas também foram feridas por disparos de arma de fogo.

Estáveis

Três deles estão estáveis ​​e um permanece em estado crítico, disse uma autoridade de saúde dos serviços médicos de emergência dinamarqueses. Entre os feridos estão dois cidadãos suecos, um homem de 50 anos e uma mulher de 16 anos.

O incidente não pode ser visto como um “ato terrorista” com base nas evidências atuais, disse o inspetor-chefe da polícia Soren Thomassen a repórteres na segunda-feira, acrescentando que não há indicação de que o suspeito tenha agido em conjunto com outras pessoas.

“Houve algum tipo de deliberação e preparação (pelo suspeito) para este evento terrível”, disse Thomassen em entrevista coletiva sem fornecer detalhes sobre os possíveis motivos do criminoso.

” Nossa avaliação atual é que essas são vítimas aleatórias.” Várias pessoas ficaram levemente feridas ao fugir do local, mas não por tiros.

Harry Styles

O ataque ocorreu quando muitos jovens se aglomeraram no shopping antes de um show do cantor britânico Harry Styles em Copenhague na noite de domingo, não muito longe do shopping. O concerto foi cancelado.

“Estou com o coração partido junto com o povo de Copenhague. Eu adoro esta cidade. As pessoas são tão calorosas e cheias de amor. Estou devastado pelas vítimas, suas famílias e todos os feridos”, escreveu Styles no Twitter.

“Lamento não podermos ficar juntos. Por favor, cuidem um do outro.”

Prisão

O suspeito, que a polícia disse ser conhecido de psiquiatras na Dinamarca, estava de posse de um rifle, munição e uma faca quando foi preso.

As leis de armas dinamarquesas são rígidas e todas os artefatos, com exceção de alguns rifles de caça, exigem uma licença emitida pela polícia. Os tipos de armas usadas pelo suspeito eram legalizadas, disse a autoridade, mas o atirador não tinha licença para usá-las.

A maior operadora de cinema da Dinamarca, Nordisk Film, que tem um local no shopping Field’s, disse que decidiu fechar seus cinemas em todo o país na segunda-feira devido ao tiroteio.

A polícia de Copenhague realizará outra coletiva de imprensa sobre a investigação em andamento às 11h horário de Brasília.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.