29/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Casa Vhida recebe apresentação do 24º Festival Amazonas de Ópera

Publicado em 27 de maio, 2022

Casa Vhida recebe apresentação do 24º Festival Amazonas de Ópera

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, levou a ópera “Onheama” para a Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV, na quinta-feira (26/05). A apresentação do 24º Festival Amazonas de Ópera (FAO) ocorreu na sede da Casa Vhida, na zona oeste de Manaus, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), e teve a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, da secretária executiva do FPS, Kathelen Braz, e da primeira-dama do Estado, Taiana Lima.

“Estou muito feliz em partilhar este momento com as crianças da Casa Vhida. Parabéns ao secretário Marcos Apolo pela iniciativa, pois sei que esta ação foi feita com muito amor e carinho pelo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o FPS. Deixo aqui um abraço do governador Wilson Lima e aproveito a ocasião para dizer que a instituição pode contar conosco com suas demandas, pois o que estiver ao nosso alcance, nós estaremos fazendo para oferecer melhorias em seus serviços”, destacou Taiana Lima.

Com uma história inspirada no fenômeno do eclipse solar, a apresentação é uma adaptação da ópera de João Guilherme Ripper para o teatro de marionetes. O espetáculo narra a história do jovem guerreiro indígena Iporangaba recebe a missão de resgatar Guaraci, o sol, engolido pela onça Xivi. Nessa aventura, ele conta com a ajuda do Boto-Cor-de-Rosa e da Iara, seres encantados da mitologia amazônica.

“O governador Wilson Lima nos orienta a fazermos trabalhos que possam ir além das paredes do Teatro Amazonas, com oportunidades para os que nunca entraram no teatro, levando até eles um pouco do que produzimos, oferecer acesso à cultura e oportunizar as crianças atrações de qualidade, como por exemplo, espetáculos apresentados neste ano no 24º Festival Amazonas de Ópera”, afirmou Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa.

A coordenadora da Casa Vhida, Hérica Amorim, agradeceu à primeira-dama Taiana Lima e a toda a equipe do Governo do Estado pela ação realizada para as crianças da instituição.

“Em nome da diretoria, das crianças, e de todos da Casa Vhida, agradecemos pela a atenção especial dada a nós pela equipe do Governo do Estado, e um agradecimento especial para a primeira-dama Taiana Lima e ao governador Wilson Lima por nos proporcionar um belo espetáculo e uma tarde de muita alegria”, agradeceu.

Neste projeto, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa conta com o apoio do FPS e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

FPS

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.