Saúde convoca pacientes para exames de cateterismo no Francisca Mendes

Saúde convoca pacientes para exames de cateterismo no Francisca Mendes

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) convoca os pacientes que não compareceram na data do agendamento para realização do cateterismo cardíaco e aqueles com solicitação para o exame, até abril, a procurar o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM). Desde fevereiro, a ação do Governo do Estado, por meio do programa Saúde Amazonas, intensificou a oferta do procedimento na fundação, reduzindo o tempo de espera.

“Precisamos que os pacientes que ainda estão aguardando pelo cateterismo, os que estão em posse do encaminhamento para o exame e aqueles que por algum motivo perderam a data de realização procurem o serviço de atendimento do Hospital Francisca Mendes para reagendamento do procedimento e, assim, possam ter a saúde restabelecida”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Com a intensificação das ações de cardiologia intervencionista no período noturno e nos finais de semana, o Governo do Amazonas já realizou, em quatro meses, 716 cateterismos e 160 angioplastias, diminuindo o tempo de espera de seis meses para 10 dias, após a solicitação do exame.

A ação positiva da SES-AM possibilitou reduzir o tempo de espera de pacientes eletivos e oportunizou diminuir também o tempo resposta dos exames de cateterismo dos pacientes internados na rede estadual de saúde. Com a intensificação, também são reduzidas as chances de agravamento do quadro clínico do paciente cardiopata.

Reorganização

O fluxo de pacientes para o Hospital Francisca Mendes foi ampliado com o encaminhamento de pacientes infartados de outras unidades de saúde do Estado via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), considerando a nova metodologia e protocolos de acesso de acordo com a gravidade do paciente.

Após a realização dos exames, quando detectada a necessidade, a unidade está preparada para realizar o procedimento cirúrgico no próprio hospital. A estimativa é que 10% dos pacientes necessitem da intervenção.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.