Cortina D’Ampezzo: roteiro pela bela cidade dos Alpes Italianos

Cortina D'Ampezzo: roteiro pela bela cidade dos Alpes Italianos

Cortina D’Ampezzo é uma bela cidade dos Alpes Italianos. Fotos: Amazonas e Mais.

Cortina d’Ampezzo é conhecida como a “Rainha das Dolomitas” e é perfeita para fazer de base em uma viagem por uma das regiões mais lindas da Itália. No inverno, é uma estação de esqui famosa, que já sediou até os Jogos Olímpicos. No verão, se transforma na capital das trilhas, que podem ser feitas a pé ou de bicicleta. O certo é que em qualquer estação você vai se deparar com uma cidade charmosa e requintada, cercada por paisagens deslumbrantes.

Localizada na província de Belluno, ao norte da Itália, na região do Vêneto, fica a cerca de 40km da fronteira com a Áustria. A cidade fez parte do império Austro-Húngaro e ainda mantém traços dessa herança no idioma (o alemão), arquitetura e gastronomia. Foi palco de batalhas importantes na 1ª Guerra Mundial.

Cortina é cercada pelas Dolomitas, uma cordilheira nos Alpes da Itália consideradas Patrimônio Mundial da Unesco. A área abrange cinco províncias: Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone. As montanhas chegar a ter mais de 3 mil metros de altura. O cenário que rodeia a cidade é impressionante: são vales verdejantes com casinhas alpinas, lagos de águas azuladas e montanhas com picos nevados.

A cidade é integrante da Associação Europeia Best of the Alpes, que reúne os 11 lugares mais bonitos e sofisticados dos Alpes. Por isso, é um destino que atrai estrelas do jet-set internacional, principalmente no período do inverno.

Atrativos

Com cerca de 6 mil habitantes, o centrinho de Cortina é facilmente percorrido a pé. O que mais chama a atenção ao andar pela cidade é a moldura feita pelas Dolomitas. Nos dias de sol, fica ainda mais lindo, quando as montanhas com seus picos nevados ganham um tom dourado.

A rua principal é a Corso Itália, a mais movimentada. Há várias lojas de roupas, galerias de arte, lojas de antiguidades, restaurantes, cafés e supermercados. Não deixe de visitar La Cooperativa di Cortina, com muitos produtos regionais.

Na Corso Itália também fica a Basílica de São Felipe e Tiago, construída entre 1769 e 1775, com a torre sineira de 71 metros de altura. Dentro há um belo altar de Nossa Senhora. E caminhando um pouco mais acima, há a Igreja de Nossa Senhora da Defesa, a mais antiga da cidade, datada de 1750.

Leia a matéria completa sobre Cortina D’Ampezzo no portal de turismo Amazonas e Mais:

Cortina d’Ampezzo: o que fazer na ‘rainha das Dolomitas’

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *