13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Seduc e EST/UEA alinham parceria para levar projeto Academia STEM para escolas estaduais

Publicado em 07 de abril, 2022

Iniciativa visa atender estudantes do Ensino Médio.

Desenvolver nos estudantes do Ensino Médio o interesse pelos cursos de engenharia, ciências, tecnologia e matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é um dos objetivos do projeto “Academia STEM”. Para colocar a iniciativa nas escolas estaduais de Manaus, a secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, reuniu-se com os representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA).

A reunião aconteceu na sede da secretaria, por intermédio do procurador do MPT-AM, Jorsinei do Nascimento, que é um dos responsáveis pela articulação para que o projeto existisse no estado. Os coordenadores do Academia STEM junto a UEA, Jucimar Júnior e Adan Medeiros, fizeram uma apresentação de todo o conceito do projeto.

Com a parceria, o objetivo é levar a infraestrutura dos laboratórios móveis STEM para dentro das escolas estaduais que atendem estudantes do Ensino Médio. Assim, os alunos da rede pública estadual terão a oportunidade de receber formação profissional, com certificação, e podem ter os interesses potencializados pelas áreas de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção.

Para a secretária de Estado, Kuka Chaves, a iniciativa vem para somar com as demais ações da rede estadual nesse sentido. “Hoje, nós estamos implantando os laboratórios makers nas nossas escolas, que é um dos 13 projetos prioritários do Educa+Amazonas. Nossos laboratórios estão alinhados com a proposta que a infraestrutura STEM vai trazer para dar mais oportunidades aos nossos alunos”, destacou Chaves durante a reunião.

Academia STEM

Para chegar às escolas estaduais, o Pilar Atração do projeto é tornar o tema e as áreas STEM atrativas para os estudantes. Nesse sentido, a Secretaria de Educação é importante parceria para o processo, de acordo com o coordenador Jucimar Júnior. “Nós queremos não só divulgar essas áreas, mas dar oportunidade de que os jovens conheçam ferramentas que podem guiar a vida profissional e que estão em alta no mercado de trabalho”, afirmou.

O Projeto Academia STEM também desenvolve diversas ações online que podem ser acompanhadas através das redes sociais (@manostem e @acadstem) e do site stem.uea.edu.br

A Secretaria de Educação deve ficar responsável pela logística da instalação dos laboratórios móveis, com internet e segurança dos equipamentos. A EST/UEA, além da infraestrutura, levará profissionais capacitados para as formações, conforme apresentou Adan Medeiros, que é um dos coordenadores.

Pedagógico

A secretária Executiva Adjunta Pedagógica, Hellen Matute, participou da reunião e irá trabalhar com a equipe pedagógica nos ajustes para que a parceria seja encaminhada e formalizada.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.