05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Produtores de peixes em cativeiro reafirmam que não têm relação com doença da urina preta

Publicado em 20 de setembro, 2021

Especialistas da Embrapa da Amazônia Ocidental e da Fundação de Medicina Tropical têm dito que não há risco de consumo de peixe de cativeiro. Foto: Divulgação

A Associação Independente dos Piscicultores do Amazonas (Aquam) realiza nesta terça-feira (21) um almoço de esclarecimento aos seus associados e distribuidores de peixes da piscicultura, sobre o fato dos casos da doença de Haff (enfermidade da urina preta) no Amazonas.

A instituição vai apresentar indicadores que não há registro da enfermidade em peixes da piscicultura (de cativeiro). O almoço será às 12h na Peixaria Cacique, na avenida Solimões, 1.300, no Distrito Industrial.

Segundo o presidente da Aquam, Luiz Bonfá, o setor da piscicultura está sendo fortemente afetado pela redução drástica do consumo de peixes, que caiu em cerca de 90% em alguns casos.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por sua vez, estuda soltar uma nota técnica sobre a ausência de casos nos peixes de cativeiro.

Especialistas da Embrapa da Amazônia Ocidental e da Fundação de Medicina Tropical têm dito que não há risco de consumo de peixe de cativeiro.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária – Amazonas (Faea), Muni Lourenço, acompanha de perto o impacto econômico na piscicultura e está mobilizado na defesa do consumo de peixe de cativeiro. “Não há registro de casos na piscicultura do Amazonas”, afirma.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.