
A professora Márcia Perales é a única integrante das regiões Norte e Nordeste entre os novos membros do Conselho Superior da Capes. Foto: Divulgação/Érico Xavier/Fapeam
O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com nova composição e, entre os novos integrantes, que têm mandato de três anos, está a professora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os onze novos membros foram designados pela Portaria Nº 413, de 18 de junho de 2021, do Ministério da Educação (MEC).
O Conselho Superior da Capes é um órgão colegiado deliberativo, que tem dentre suas competências: apreciar a proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação; subsidiar a elaboração do Plano Nacional de Educação; avaliar critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudo e auxílios; e aprovar a programação anual da Capes.
Na formação do Conselho estão membros natos e nomeados pelo MEC. Márcia Perales Mendes Silva é a única integrante das regiões Norte e Nordeste. Os demais são do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília e Minas Gerais.
Márcia Perales Mendes Silva é amazonense, mestra e doutora em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília. Foi reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição. É professora titular da Ufam, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Contemporâneas sobre Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra), membro da Academia Amazonense de Letras desde 2013 e, atualmente, diretora-presidente da Fapeam.