
A performance-ritual “Ühpü – Corpo”, do Núcleo de Pesquisa Tabihuni, será transmitida pelo YouTube da Fetam, nesta quinta-feira (22), às 19h. Foto: Divulgação
O Núcleo de Pesquisa Tabihuni apresentará a performance-ritual “Ühpü – Corpo” na programação da 14ª Mostra de Teatro do Amazonas, promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam). A transmissão gratuita será realizada pelo canal da Fetam no YouTube, nesta quinta-feira (22), às 19h.
Haverá ainda um debate sobre a performance-ritual, no próximo domingo (25), às 13h, pela plataforma Zoom. O link estará disponível na bio do Instagram da Fetam. “Ühpü – Corpo” concorre a melhor espetáculo escolhido por júri popular em contagem de likes no vídeo e quantidade de menções no story da @fetam.teatro.
A performance-ritual “Ühpü – Corpo” tem direção dos indígenas e Bu’ú Kennedy Ye’pá Mahsã (Tukano) e Chris Tk Huni Kuin (Kaxinawá). Foi concebida para fomentar a relação kõkamõu – juntos, entre o conhecimento tradicional xamânico dos dois diretores indígenas, com os não indígenas Camila Borges, Ton Brasil, Gabriel Mota, Ney O Virgem, Luisa Braga e Luiz Davi Vieira. Todos juntos em uma transmutação corporal conduzida pelos espíritos que estabelecem diálogos com os xamãs durante a performance-ritual.
Votação
Para escolher o espetáculo favorito, o público terá duas formas de votar. Uma é curtir o vídeo que ficará por 24 horas no canal da Fetam no YouTube. A outra é compartilhar no story do Instagram da Fetam uma foto em que esteja assistindo o espetáculo e mencionar o perfil da federação. Os três espetáculos escolhidos receberão um troféu e premiação em dinheiro.
A 14ª Mostra de Teatro do Amazonas acontece de 1 de abril até 1 de maio de 2021. A realização é da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), com apoio cultural do Governo do Amazonas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Edital Cultura Criativa, Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana.
A programação completa pode ser conferida no site fetam.com.br e no Instagram da Fetam, onde o público também pode acompanhar a programação das oficinas.
Deixe um comentário