
Objetivo do trabalho, que será realziado durante três dias, é identificar os fatores que impedem Parintins de baixar o número de internações por Covid-19. Foto: Divulgação/Rodrigo Santos/SES-AM
Na próxima semana, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) irão a Parintins para fazer um levantamento sobre as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, realizadas pelo município, localizado na região do Baixo Amazonas. De acordo com o secretário Executivo de Assistência do Interior, Cassio Espírito Santo, o objetivo é identificar os fatores que impedem o município de baixar o número de internações por Covid-19. O secretário é quem comandará o trabalho, por meio do Gabinete de Resposta Rápida de enfrentamento à pandemia, da SES-AM.
“A SES-AM, juntamente com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde (MS), fez várias visitas ao município, e o que percebemos é que o número de casos, principalmente de internações, não está diminuindo. Então, pretendemos realizar um trabalho, ao longo de três dias, para levantar informações que possam explicar a situação epidemiológica de Parintins”, comenta o secretário.
Segundo Cássio, enquanto os demais municípios do interior apresentam queda no número de internações, os casos de Parintins seguem em alta. Na quinta-feira (18), Parintins tinha 128 pessoas internadas em leitos clínicos e 11 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). “Dos 548 pacientes internados no interior em leitos clínicos, na quinta-feira, 128 eram em Parintins. Ou seja, a cidade respondeu por 23,3% desse total de internações”, destaca.
Testes
O secretário informa que a equipe técnica do governo vai avaliar, por exemplo, a rede de testagem do município, assim como a qualidade do tipo de teste que está sendo aplicado na população. O grupo também vai observar o fluxo de pacientes e acompanhantes dentro da unidade hospitalar do município.
“Parintins é um dos municípios que mais temos apoiado, seja com envio de oxigênio, concentradores, testes rápidos, medicamentos e respiradores. Também atuamos fortemente com as transferências de pacientes para Manaus e outros Estados”, ressaltou o secretário.
Queda na média móvel
Nos últimos 14 dias, o Amazonas apresentou uma queda de -24,7% na média móvel de casos de Covid-19, e de -17,7% na média móvel de óbitos. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (19) pela FVS-AM.
Deixe um comentário