Vacinação dos idosos depende de liberação da Justiça e abrange a partir de 70 anos

Vacinação dos idosos depende de liberação da Justiça e abrange a partir de 70 anos

Vacinação dos idosos depende de liberação da Justiça e abrange a partir de 70 anos. Foto: Reprodução

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica de Manaus, Marinélia Ferreira, anunciou, na manhã desta quarta (27/01), que o início da vacinação dos idosos depende da liberação das vacinas da Astrazeneca/Oxford pela Justiça Federal, o que deve acontecer nas próximas horas.

Vacinação

Serão vacinados, primeiramente, quem tiver acima de 80 anos. A Semsa estima que sejam 31.086. Depois virão os de 75 a 79 anos (18.637) e, em seguida, de 70 a 74 (11.502). O processo será realizado pelo sistema de Drive Thru – sem sair do carro – e deverá durar três semanas. A secretaria ainda vai disponibilizar um link para os familiares atualizaram os dados.

A Prefeitura utilizará, nessas três semanas, 50.398 vacinas da AstraZeneca. O grupo com mais de 75 anos será vacinado integralmente. A vacinação abrangerá apenas 34% dos idosos entre 70 e 74 anos.

Os locais de vacinação são o pátio do Detran, na rua Arquiteto José Henriques, Zona Norte; sede da UNIP, na rua Mário Ypiranga Monteiro (Recife), Zona Sul; Sesi, Clube do Trabalhador, na Alameda Cosme Ferreira, Zona Leste; Sambódromo, na avenida Pedro Teixeira, Zona Oeste; e Shopping Phelipe Daou, na avenida Autaz Mirim, atendendo às zonas Norte e Leste. Os postos fixos ainda serão anunciados, posteriormente.

Agendamento

Os idosos terão que fazer agendamento online, no sistema SMV Covid-19. Trata-se de um aplicativo (APP) disponibilizado pela Prefeitura/ Semsa nas lojas da Internet para Android e IOS. Os acamados deverão ligar para o Disk Saúde, 0800 280 8 280.

Nascidos em janeiro/ fevereiro serão vacinados na segunda-feira, março/abril na terça, maio/junho quarta, julho/agosto quinta, setembro/outubro sexta e novembro/dezembro sábado.

Os idosos internados em instituições de longa permanência, como a Fundação Doutor Thomaz, começaram a vacinação ontem (26/01). O Informa Técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, de 23/01, afirma que os óbitos são mais frequentes dos 70 a 79 anos (24,9%) e dos 80 a 89 anos (15,6%).

A Prefeitura informou que, dos 169 sepultamentos registrados na terça (26/01), as causas de 86 mortes foram confirmadas como Covid-19 e um caso está como “suspeito”.

O boletim diário da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apontou 3.525 casos confirmação de contaminação pelo coronavírus, entre 10h de segunda (25/01) e 10h de terça.

Veja o calendário por dias das semana

Segunda-feira – nascidos em janeiro e fevereiro

Terça-feira – nascidos em março e abril

Quarta-feira – nascidos em maio e junho

Quinta-feira – nascidos em julho e agosto

Sexta-feira – nascidos em setembro e outubro

Sábado – nascidos em novembro e dezembro

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.