URGENTE: Vacina só para internados com mais de 75 anos e drive thru ainda sem data

URGENTE: Vacina só para internados

URGENTE: Vacina só para internados e para os idosos com mais de 75 anos, não internados, depende de negociação Prefeitura, Governo do Estado e Justiça Federal

A vacina que será aplicada amanhã (26/01), anunciada pelo prefeito David Almeida, na manhã de hoje, só será para idosos com mais de 75 anos e internados. São os chamados “internos de longa duração”. “Essa vacinação ainda será feita com o primeiro lote que chegou à Prefeitura, da Coronavac, contra a pandemia de coronavírus. A outra vacinação, com AstraZeneca, em drive thru, ainda está sendo definida”, disse uma fonte da Prefeitura.

Uma nota deve ser emitida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), nos próximos momentos, informando os detalhes da vacinação, como data e horário, na fase de amanhã. A outra fase, para todos os demais idosos, ainda segue indefinida, dependendo de negociação da Prefeitura com o Governo do Estado e Justiça Federal.

David Almeida chegou a anunciar que todos os idosos de Manaus, com mais de 75 anos, seriam abrangidos pela vacinação, amanhã. O anúncio foi feito, ao vivo, no programa “Manhã de Notícias”, da Rádio Tiradentes. Os locais escolhidos seriam Sambódromo, Shopping Phelippe Daou e Parque do Idoso. A ideia do drive thru será seguida, segundo a fonte, mas ainda não tem data para acontecer. “Depende de alguns detalhes que a área técnica está analisando”, disse.

 

Mobilização

A notícia da vacinação para mais de 75 anos, anunciada inclusive por este portal, teve ampla e imediata repercussão. Começou a mobilização de familiares para levar os parentes à vacinação. O contato com a redação não teve nenhuma menção a alguém que negue a possibilidade de se vacinar.

A vacinação, entre outras coisas, depende de decisão judicial. A primeira parte foi paralisada porque a juíza Jaiza Fraxe exigiu que, antes de vacinar, a Prefeitura disponibilize a relação de quem será vacinado. E colocou três enfermeiras como “guardas” das vacinas.

Uma lista prévia com os nomes dos idosos, com mais de 75 anos e residentes em Manaus, é quase impossível de realizar, no prazo requerido. Uma negociação está em curso para definir os critérios da vacinação. O mais provável é que a lista seja feita online, isto é, no mesmo instante em que cada idoso for vacinado.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.