Vaza lista parcial de vacinados com nomes de dois secretários municipais e empresários

Vaza lista parcial de vacinados com nomes de dois secretários municipais e empresários

Vaza lista parcial de vacinados com nomes de dois secretários municipais e empresários. TCE teria recebido apenas listagem parcial e durante sessão de ontem foi dado novo prazo aos gestores para o envio completo. Foto: TCE-AM

Uma listagem com 74 páginas e 3.559 nomes de pessoas vacinadas contra a Covid-19 vazou após ter sido encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), no último dia 21, atendendo solicitação do órgão de controle. Uma fonte do TCE confirmou ao Portal Marcos Santos que a lista está incompleta e outra parte está sendo aguardada, quando somente o tribunal fará a divulgação completa e oficial.

Vaza lista parcial

Conforme a lista, emitida às 18h do dia 21, entre os vacinados de diversas unidades de saúde da rede estadual e municipal, constam os nomes dos secretários municipais de Saúde (Semsa), Shádia Hussami Hauache Fraxe, e da Limpeza Pública (Semulsp), Sabá Reis, além de empresários, como um fornecedor de alimentos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Bento Martins de Souza, e a esposa, Jane Soares Pereira, proprietária da JSP Serviços de Alimentação e Limpeza.

Bento e Jane aparecem como profissionais de saúde do Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul.

No documento vazado, o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello, diz se tratar de complementação de ofício, 0134/2021, enviado por Fraxe, encaminhado à Corte às 18h35, com listagem parcial dos profissionais de saúde vacinados pela Semsa.

A Semsa informa na resposta que a área de Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema próprio de dados para se alinhar à demanda do TCE sobre informações dos vacinados, que estão sendo registradas manualmente e também inseridas manualmente, no sistema próprio desenvolvido pela secretaria, uma vez que o do Ministério da Saúde não gera relatórios com as informações solicitadas.

Veja o documento na íntegra: listagem

Pleno

Ontem, em reunião extraordinária, o Pleno do Tribunal de Contas do Amazonas deu o prazo de 72h para que a secretaria municipal de Saúde e o secretário estadual de Saúde (SES-AM), Marcellus Câmpelo, apresentarem a lista completa de pessoas a serem vacinadas nessa primeira fase de imunização no Estado. Além da apresentação da lista nominal, também foi determinada a criação de um sítio eletrônico para o acompanhamento transparente da sociedade.

As decisões ocorreram durante a 1º Sessão Extraordinária do ano, realizada de forma virtual, e transmitida pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram) com alcance de mais de duas mil pessoas.

Após determinação do TCE-AM, por meio da Secretaria de Controle Externo (Secex), os órgãos deveriam ter apresentado, até às 14h20 da última quinta-feira (21), a listagem nominal das pessoas que ainda irão receber as doses imunizantes nessa primeira fase. No entanto, apenas 5 mil nomes foram apresentados pela Semsa, após às 19h e fora do prazo.

Pela urgência do caso, a Corte estendeu o prazo para apresentação da lista nominal. No entanto, deixou claro que o não cumprimento do mesmo acarretará em graves consequências aos gestores públicos, com iminente aplicação de multas (de até R$ 68,2 mil) e recomendação de afastamento dos secretários de saúde.

Esforço concentrado

O presidente do TCE-AM e do Comitê de Monitoramento da Covid-19, conselheiro Mario de Mello, destacou os esforços da Corte em garantir a regularidade das ações realizadas pelo poder público nesse difícil período vivido no estado.

“Esse tribunal vem cumprindo a missão que a constituição nos determina. Jamais iremos nos curvar à pressão de A, B ou C e não ao mal-humor de jurisdicionados. Não recebemos pressão, estamos aqui para atender o que for de defesa para a sociedade. Por enquanto não aplicaremos multa e nem pediremos o afastamento, para não atrapalhar nada, mas endurecemos o tom se após  esse tempo não for cumprido” frisou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

O conselheiro Ari Moutinho Júnior, relator das contas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), destacou a importância de viabilizar a aplicação das vacinas o quanto antes, mas mantendo a regularidade no processo.

“Todos nós precisamos unir esforços, dar as mãos e lutar contra a Covid. Não poderemos, burocraticamente, atrasar possíveis vacinações. Por isso gostaria de indicar o retorno imediato das vacinações em Manaus e indicar esse novo prazo”, destacou o conselheiro Ari Moutinho Júnior.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.