
O ator e diretor Paulo Queiroz concebeu e desenvolveu o projeto cultural, que consiste em um talk-show conduzido por uma personagem criada por ele. Foto: Reprodução
Um talk-show conduzido por Filó, a Básica – personagem do ator, diretor e produtor cultural Paulo Queiroz – vai apresentar ao grande público, local e nacional, por meio de divulgação em redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube), 11 artistas das seguintes áreas: Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Infância, Dança, Espaços Culturais, Hip-Hop, Literatura, Manifestações Culturais, Música, Teatro e Circo.
Intitulado “Quem é você na fila do pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, o projeto cultural foi concebido e desenvolvido por Paulo Queiroz, com produção da atriz e diretora Narda Telles, e contemplado pela Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.
Queiroz explica que batizou o projeto com essa expressão popular porque decidiu “brincar” com essa gíria utilizada pelas pessoas que querem ironizar outras, quando elas querem demonstrar que são superiores às demais, e também porque a frase irônica foi amplamente disseminada na Internet.
“Trata-se de uma série de 11 entrevistas teatralizadas, de 20 minutos cada, que foram concebidas para as plataformas digitais e redes sociais. Essa série terá como entrevistados os fazedores de cultura da cidade de Manaus, que, embora já desenvolvam um trabalho de qualidade e de grande relevância nas suas respectivas áreas, ainda não tiveram uma oportunidade de mostrar ao grande público o seu trabalho e de contar a sua história de vida e artística”, diz Queiroz.
Seleção de artistas
O autor de “Quem é você na fila do pão?” explica que os critérios principais para selecionar os participantes do projeto foram: ser artista, desenvolver atividades culturais relevantes, não ter ainda visibilidade na mídia para si ou para a atividade que desenvolve e ser oriundo de bairros populosos das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, de áreas não privilegiadas, onde há pouco incentivo cultural oficial e acesso à cultura e, prioritariamente, negros, mulheres, indígenas e pessoas LGBTQI+.
“Existe uma demanda crescente e não atendida em Manaus no que se refere à divulgação dos trabalhos dos fazedores de cultura de algumas zonas da cidade. Trabalhadores que, embora não estejam nas grandes mídias, desenvolvem um trabalho de qualidade, potente, inovador, criativo e com grande impacto social e relevância cultural. Grande parte desses trabalhadores desenvolve suas atividades na periferia, nas zonas da cidade mais esquecidas pelo poder público ou pela iniciativa privada, onde as diferenças sociais, econômicas e culturais são mais excludentes”, enfatiza.
Participantes
Os selecionados para o projeto são apadrinhados por artistas mais experientes e conhecidos do público, conforme explica Queiroz. “Com o intuito de dimensionar o trabalho desses artistas, os entrevistados serão apadrinhados por grandes nomes da cena cultural de Manaus, que os apresentarão aos que assistirem à série e explicarão os motivos de suas respectivas escolhas”.
Os contemplados são: a bailarina e coreógrafa Mara Pacheco, que coordena o Espaço Cultural Uate (Espaço Cultural), apadrinhada pelo coreógrafo e produtor cultural Jorge Kennedy; a cantora Wendy Lady Oha (Música), que tem como madrinha a atriz Francy Junior; a atriz Gabriela Barbosa (Teatro), afilhada da atriz, diretora, produtora cultural e educadora Narda Telles; a artista de rua Teffy Rojas (Circo), afilhada da produtora cultural e palhaça Ana Oliveira; a cronista e poetisa Rayane Lacerda (Literatura), afilhada da escritora Márcia Antonelli; a B-Girl Vivi (Hip-Hop) afilhada do B-Boy Mayking; a bailarina, performer e professora de dança Priscilla Espíndola (Dança), afilhada da diretora artística, coreógrafa e bailarina Carmem Arce; a professora Idemar Vale (Cultura Infância), que é presidente do grupo folclórico Quadrilha Tradicional Mirim Brotinhos do Amanhã, apadrinhada pelo pedagogo, arte-educador e contador de histórias Ricardo Lopes; o professor indígena Joilson Paulino, ou Kay Vau Massame na língua Tukano (Artes Visuais), articulador de luta fundiária do Parque das Tribos, no bairro Tarumã, ativista de causas indígenas e fundador-presidente da Associação Indígena Karapãna (Assika), da aldeia Kuanã do rio Cueiras do rio Negro, afilhado do antropólogo João Paulo Lima Barreto Tukano, que é fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi; o precursor do Escangalho Cultural, Jonavegante; afilhado da cantora e compositora Lucinha Cabral; e o ator Remy Sampaio (Audiovisual), apadrinhado pelo ator Adanilo Reis.

Filó, a Básica é a personagem criada por Paulo Queiroz que conduzirá as entrevistas do talk-show “Quem é você na fila do pão?”. Foto: Divulgação
Currículo
O ator e diretor Paulo Queiroz é licenciado e bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com pós-graduação em Gestão e Produção Cultural. Foi diretor artístico da Associação Amazônia Arte-Mythos, dramaturgo, compositor e pesquisador nas áreas da Arte-educação e Preparação do Ator.
Ele também atuou como membro do Colegiado de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e conselheiro municipal de Cultura na cadeira de Teatro e Circo. Queiroz participou de campanhas publicitárias, trabalhos em televisão, teatro, dança, programas de rádio e diversos eventos na área cultural. Ao longo da sua carreira, ele recebeu vários prêmios pelos trabalhos realizados.
Deixe um comentário