‘Quem é você na fila do pão?’ revela talentos culturais ocultos de Manaus para o Brasil

O ator e diretor Paulo Queiroz concebeu e desenvolveu o projeto cultural, que consiste em um talk-show conduzido por uma personagem criada por ele. Foto: Reprodução

Um talk-show conduzido por Filó, a Básica – personagem do ator, diretor e produtor cultural Paulo Queiroz – vai apresentar ao grande público, local e nacional, por meio de divulgação em redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube), 11 artistas das seguintes áreas: Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Infância, Dança, Espaços Culturais, Hip-Hop, Literatura, Manifestações Culturais, Música, Teatro e Circo.

Intitulado “Quem é você na fila do pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, o projeto cultural foi concebido e desenvolvido por Paulo Queiroz, com produção da atriz e diretora Narda Telles, e contemplado pela Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

Queiroz explica que batizou o projeto com essa expressão popular porque decidiu “brincar” com essa gíria utilizada pelas pessoas que querem ironizar outras, quando elas querem demonstrar que são superiores às demais, e também porque a frase irônica foi amplamente disseminada na Internet.

“Trata-se de uma série de 11 entrevistas teatralizadas, de 20 minutos cada, que foram concebidas para as plataformas digitais e redes sociais. Essa série terá como entrevistados os fazedores de cultura da cidade de Manaus, que, embora já desenvolvam um trabalho de qualidade e de grande relevância nas suas respectivas áreas, ainda não tiveram uma oportunidade de mostrar ao grande público o seu trabalho e de contar a sua história de vida e artística”, diz Queiroz.

Seleção de artistas

O autor de “Quem é você na fila do pão?” explica que os critérios principais para selecionar os participantes do projeto foram: ser artista, desenvolver atividades culturais relevantes, não ter ainda visibilidade na mídia para si ou para a atividade que desenvolve e ser oriundo de bairros populosos das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, de áreas não privilegiadas, onde há pouco incentivo cultural oficial e acesso à cultura e, prioritariamente, negros, mulheres, indígenas e pessoas LGBTQI+.

“Existe uma demanda crescente e não atendida em Manaus no que se refere à divulgação dos trabalhos dos fazedores de cultura de algumas zonas da cidade. Trabalhadores que, embora não estejam nas grandes mídias, desenvolvem um trabalho de qualidade, potente, inovador, criativo e com grande impacto social e relevância cultural. Grande parte desses trabalhadores desenvolve suas atividades na periferia, nas zonas da cidade mais esquecidas pelo poder público ou pela iniciativa privada, onde as diferenças sociais, econômicas e culturais são mais excludentes”, enfatiza.

Participantes

Os selecionados para o projeto são apadrinhados por artistas mais experientes e conhecidos do público, conforme explica Queiroz. “Com o intuito de dimensionar o trabalho desses artistas, os entrevistados serão apadrinhados por grandes nomes da cena cultural de Manaus, que os apresentarão aos que assistirem à série e explicarão os motivos de suas respectivas escolhas”.

Os contemplados são: a bailarina e coreógrafa Mara Pacheco, que coordena o Espaço Cultural Uate (Espaço Cultural), apadrinhada pelo coreógrafo e produtor cultural Jorge Kennedy; a cantora Wendy Lady Oha (Música), que tem como madrinha a atriz Francy Junior; a atriz Gabriela Barbosa (Teatro), afilhada da atriz, diretora, produtora cultural e educadora Narda Telles; a artista de rua Teffy Rojas (Circo), afilhada da produtora cultural e palhaça Ana Oliveira; a cronista e poetisa Rayane Lacerda (Literatura), afilhada da escritora Márcia Antonelli; a B-Girl Vivi (Hip-Hop) afilhada do B-Boy Mayking; a bailarina, performer e professora de dança Priscilla Espíndola (Dança), afilhada da diretora artística, coreógrafa e bailarina Carmem Arce; a professora Idemar Vale (Cultura Infância), que é presidente do grupo folclórico Quadrilha Tradicional Mirim Brotinhos do Amanhã, apadrinhada pelo pedagogo, arte-educador e contador de histórias Ricardo Lopes; o professor indígena Joilson Paulino, ou Kay Vau Massame na língua Tukano (Artes Visuais), articulador de luta fundiária do Parque das Tribos, no bairro Tarumã, ativista de causas indígenas e fundador-presidente da Associação Indígena Karapãna (Assika), da aldeia Kuanã do rio Cueiras do rio Negro, afilhado do antropólogo João Paulo Lima Barreto Tukano, que é fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi; o precursor do Escangalho Cultural, Jonavegante; afilhado da cantora e compositora Lucinha Cabral; e o ator Remy Sampaio (Audiovisual), apadrinhado pelo ator Adanilo Reis.

Filó, a Básica é a personagem criada por Paulo Queiroz que conduzirá as entrevistas do talk-show “Quem é você na fila do pão?”. Foto: Divulgação

Currículo

O ator e diretor Paulo Queiroz é licenciado e bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com pós-graduação em Gestão e Produção Cultural. Foi diretor artístico da Associação Amazônia Arte-Mythos, dramaturgo, compositor e pesquisador nas áreas da Arte-educação e Preparação do Ator.

Ele também atuou como membro do Colegiado de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e conselheiro municipal de Cultura na cadeira de Teatro e Circo. Queiroz participou de campanhas publicitárias, trabalhos em televisão, teatro, dança, programas de rádio e diversos eventos na área cultural. Ao longo da sua carreira, ele recebeu vários prêmios pelos trabalhos realizados.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.