
O cineasta Hector Babenco morreu em 2016. Foto: Divulgação
O documentário “Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz, vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2021 . O filme revela como o amor do diretor Hector Babenco (1946-2016) pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.
O cineasta é responsável por obras como “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” (1977), “Pixote – A Lei do Mais Fraco” (1981), “O Beijo da Mulher-Aranha” (1985), “Brincando nos Campos do Senhor” (1991) e “Carandiru” (2003).
O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. O filme de Bárbara Paz foi escolhido pelo Comitê de Seleção, composto por profissionais do audiovisual indicados pela Academia. A entidade independente que representa os profissionais da indústria este ano foi reconhecida oficialmente pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences (AMPAS) como única responsável pela seleção.
Presidido por Viviane Ferreira (diretora e roteirista), o comitê foi composto por André Ristum (diretor e roteirista), Clélia Bessa (produtora), Leonardo Monteiro de Barros (produtor de cinema e TV), Lula Carvalho (diretor de fotografia), Renata Maria de Almeida Magalhães (produtora) e Toni Venturi (diretor).
Ao todo, foram 19 longas inscritos. A lista completa está no site da Academia http://academiabrasileiradecinema.com.br
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a 93ª edição do Oscar® será realizada no dia 25 de abril de 2021 e as regras oficiais da premiação estão acessíveis no site https://www.oscars.org